Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > PRAF faz balanço positivo das ações em 2019

Noticia

PRAF faz balanço positivo das ações em 2019

Pró-Reitoria de Administração e Finanças teve papel fundamental em várias melhorias nas unidades do IFPB
por publicado: 27/12/2019 10h00 última modificação: 07/01/2020 16h57

“O ano de 2019 foi bastante atípico porque tivemos um contingenciamento de recursos no primeiro quadrimestre, e apesar das dificuldades que enfrentamos, conseguimos, com muito trabalho da equipe e das Direções de Administração dos campi, manter o ritmo das atividades do IFPB”. A afirmação do Pró-Reitor de Finanças, Pablo Andrey, reflete bem como foi o desenrolar deste ano para esta que é a instância estratégica responsável pelos assuntos referentes à gestão orçamentária do IFPB.

A Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PRAF) é composta pelas Diretorias de Manutenção e Logística; Compras, Contratos e Licitações; Finanças e Orçamento e do Departamento de Patrimônio e Almoxarifado. Juntos eles formam a estrutura responsável pelo sucesso nas ações de planejamento, coordenação e fomento das atividades e políticas de administração da gestão.DSC_0361.jpg

Fruto de uma promessa ao assumir a Pró-Reitoria em março deste ano, Pablo Andrey vem, junto à equipe, implantando os processos eletrônicos em seus procedimentos administrativos. O resultado foi mais transparência e eficiência à gestão em 2019, o que pode ser comprovado em números.

A Diretoria de Manutenção e Logística, através da implantação do sistema central de serviços, registrou mais de 2.500 chamados para manutenção predial e de equipamentos em todas as unidades do IFPB. Em relação à frota de veículos foram realizados aproximadamente 7.000 agendamentos em todos os campi de viagens para eventos que beneficiaram estudantes e servidores do IFPB dentro e fora do estado. “Esses números expressivos são os oficiais. Além destes, tratamos também de questões emergenciais que surgem no dia-a-dia”, ressalta João Miguel, diretor da pasta.

A Diretoria de Compras, Contratos e Licitações também comemora os avanços no ano de 2019. O diretor, Carlos Diego, cita os processos de licitações que vem se aperfeiçoando cada vez mais no setor. Ele disse também que está sendo desenvolvido um sistema de compras que beneficiará os campi do IFPB de forma sistêmica.

Já a diretoria de orçamento mostrou, segundo o Pró-Reitor Pablo, muita competência na gestão do orçamento do IFPB ao longo deste ano. Segundo ele, a Reitoria do IFPB trata do orçamento de forma descentralizada, ou seja, os campi recebem, de forma integral, todo o orçamento previsto na Matriz CONIF. Essa política progressista permite que os campi executem o seu orçamente, fazendo respeitar a autonomia de cada unidade. A diretora, Thaciana Cunha, por sua vez, destaca que, além de recursos ordinários, a diretoria também administra recursos oriundos de TEDs, estando o IFPB regular e atualizado com as exigências do MEC.

A PRAF também conta com a Diretoria de Finanças e Contabilidade, responsável pela gestão contábil e de pagamentos e repasses financeiros para os campi. A diretora, Renata Almeida apresenta que, só no ano de 2019, foram realizadas mais de 1.200 operações de pagamento apenas na Reitoria. “É um número bastante expressivo”, destaca Renata que também faz menção ao trabalho realizado pela equipe de contabilidade, que vem, com muita competência, dialogando com os campi para encontrar soluções conjuntas para alcançar a conformidade contábil do instituto.

O balanço da Diretoria de Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais também é positivo. O Instituto Federal contabiliza mais 168 mil itens patrimoniais. DSC_0359- ALMOXARIFADO.jpgO almoxarifado que funcionava de forma provisória em duas salas, conta agora com novo espaço para acomodar os materiais de consumo, atendendo aos setores da reitoria e dos campi em implantação.

DSC_0776 CAMPUS SANTA RITA.jpgA PRAF também teve um papel importante nas 14 obras entregues pelo Reitor Nicácio Lopes em dezembro nas unidades de Lucena, Cajazeiras, Soledade, Guarabira, Santa Rita, Picuí e João Pessoa. Investimentos que somaram cerca de 60 milhões de reais. Segundo Pablo Andrey, um trabalho silencioso, mas fundamental nas obras estruturantes, fruto de uma equipe dedicada e comprometida com o Instituto Federal da Paraíba.

Para o ano de 2020, a PRAF continuará realizando o trabalho estratégico de desenhar processos para aplicá-los de forma eletrônica.

registrado em: