Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > Pesquisas do IFPB são indicadas a prêmio do CNPq

Noticia

Pesquisas do IFPB são indicadas a prêmio do CNPq

Iniciativas dos campi João Pessoa, Campina Grande e Sousa são indicadas ao Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
por publicado: 19/03/2018 11h14 última modificação: 19/03/2018 16h15

O Instituto Federal da Paraíba foi uma das instituições indicadas ao 15º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Destinado aos bolsistas de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Tecnológica (IT) do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o prêmio visa estimular os participantes cujos relatórios finais se destacam pela relevância e qualidade, e as instituições que contribuíram para alcançar os objetivos do programa.

 “Essa premiação é bastante importante para o desenvolvimento da pesquisa no nosso instituto, para contribuir com a formação dos nossos discentes e para dar visibilidade às ações dos docentes pesquisadores. Além disso, é uma forma do IFPB prestar contas ao CNPq e demonstrar a qualidade dos trabalhos que desenvolvemos”, explica a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Francilda Araújo.

Pesquisas

As pesquisas indicadas ao Prêmio são oriundas das Chamadas CNPq 2016/2017 e pertencem a três campi:

Na categoria Bolsista de Iniciação Científica, a pesquisa “O uso da experimentação e das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC´s, na disciplina Química, para Jovens e Adultos de um curso profissionalizante”, do Campus João Pessoa, é uma das indicadas na Grande Área Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. O programa é orientado pela professora Alessandra Tavares, com a aluna Flávia Sales.

“O Prêmio é um incentivo de fundamental importância para a realização e o fortalecimento de pesquisas de cunho científico na Academia, uma vez que, desperta no discente pesquisador o interesse, a curiosidade e o senso crítico, para a resolução de problemas e, primordialmente, estimula a participação, cada vez mais ativa, em pesquisas que corroboram para o enaltecimento de todas as áreas do conhecimento”, destacou Alessandra.

Na mesma categoria, mas na Grande Área de Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes, o projeto “Educação Inclusiva e Ensino Superior no âmbito do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) / Campus Campina Grande” é um dos destaques. Para o bolsista Jerffesson Andrade, a expectativa é bastante positiva. “Só a indicação já é um grande reconhecimento, mas claro que tenho esperança de ser contemplado com a premiação, diante do belo trabalho desenvolvido na pesquisa”.

Segundo a orientadora, professora Ellis Regina Ferreira, o projeto buscou investigar as concepções de professores dos cursos de Ensino Superior sobre Educação Inclusiva e o uso de estratégias metodológicas inclusivas no âmbito do Campus Campina Grande.  Além do bolsista, o projeto contou com a participação dos alunos voluntários Almir Lando e Antônio Fabio Torres. “Esses jovens pesquisadores desempenharam suas atribuições com dedicação, no tempo esperado e com comprometimento, atendendo, assim, a todas as etapas de realização da investigação científica. Desse modo, vivenciar a indicação desse projeto ao Prêmio torna-se gratificante e motivador”, ressalta.

Em Sousa, o projeto “Estudo da estabilidade do pó de jenipapo liofilizado”, concorre na Categoria Bolsista de Iniciação Tecnológica, na Grande Área de Ciências da Vida. A pesquisa foi coordenada pela professora Dalany Menezes e pela aluna Fernanda Pereira.

Segundo a professora Dalany, os trabalhos desenvolvidos são pensados para a descoberta dos tipos de tecnologias que podem ser usadas para difundir o conhecimento e desenvolvimento de novos produtos a partir de matérias-primas pouco reconhecida no mercado. “Além disso, os projetos veem para desenvolver e estimular o desempenho dos alunos como cientistas e pesquisadores. Nessa perspectiva, a indicação ao prêmio para o projeto é o reconhecimento dessa busca constante de aprendizado e difusão de ideias não só para a região, como também nos demais estados e regiões do país e uma grande conquista para os nossos alunos, onde eles podem sim sonhar em ser grandes cientistas e pesquisadores”, frisou.

“Este projeto contribuiu de maneira direta na minha formação acadêmica, proporcionando a teoria e prática com uma troca de saberes, colaborando para a construção de conhecimentos. Sinto-me lisonjeada e muito feliz que uma ideia tão simples me levou à indicação de uma premiação tão almejada por diversos alunos!”, afirmou Fernanda.  

O projeto “OpenUAI: Aplicação Web para Acesso e Visualização de Dados Abertos da UAI”, do Campus João Pessoa, também é indicado na Categoria Bolsista de Iniciação Tecnológica, na Grande Área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.

“A notícia da indicação foi excelente. Os alunos merecem tal indicação, pois sempre foram disciplinados, comprometidos e atuantes; cresceram muito como pesquisadores e como profissionais durante as etapas do projeto. Estamos com uma expectativa muito positiva para o prêmio! Já me sinto amplamente gratificada!”, comemorou a orientadora do projeto, Damires Fernandes.

Para Douglas Xavier, bolsista do projeto, a indicação foi uma grande surpresa. “Eu desconhecia a premiação, logo não sabia que poderia estar concorrendo. Quando recebi o e-mail fiquei até confuso, pois não havia me inscrito para nenhuma seleção”. O aluno ressalta ainda o brilhante trabalho da sua orientadora. “Para mim, a professora Damires sempre foi uma referência e inspiração. Portanto, além de poder ser orientado por uma acadêmica brilhante, eu também tive esse espaço para me aprofundar num tópico extremamente atual e relevante que é a Web Semântica e Linked Data (dados ligados) e, com isso, poder contribuir para trazer para o IFPB uma proposta de portal de dados abertos como uma inovação no cenário dos Institutos Federais do país”, finalizou.

Premiações

Para as categorias Bolsista de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica, a premiação consiste em uma quantia em dinheiro ao bolsista agraciado por categoria e por grande área de conhecimento, no valor de R$ 7.000; uma bolsa de mestrado ou doutorado; e uma passagem aérea e hospedagem para participação na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada no mês de julho.

Na categoria Mérito Institucional, a instituição do PIBIC com maior índice de egressos titulados na pós-graduação receberá um troféu e o seu dirigente também receberá passagem e hospedagem para a Reunião SBPC.

Já os orientadores dos bolsistas agraciados, receberão certificados. 

O resultado será divulgado pelo CNPq até o dia 18 de maio, no endereço: www.destaqueict.cnpq.br. A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada durante a Reunião Anual da SBPC.

Verônica Rufino - da DGCom