Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > Oportunidades em programas para estudantes de Licenciatura

Noticia

Oportunidades em programas para estudantes de Licenciatura

Inscrição aberta para bolsas no Pibid e na Residência Pedagógica
por Ana Carolina publicado: 12/06/2018 14h52 última modificação: 12/06/2018 14h52

Estudantes de Licenciatura do IFPB estão com oportunidades abertas em inscrições para dois programas institucionais nacionais. Trata-se do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e da Residência Pedagógica. O valor da bolsa é de R$400,00 mensais.

A Coordenação do Pibid no IFPB divulgou o edital de inscrições para bolsas com todas as normas da seleção. Os estudantes interessados têm o período de 11 a 14 de junho para se inscrever. Acesse aqui o edital do Pibid.

Entre os requisitos, é preciso não ter concluído mais de 60% da carga horária regimental do curso e possuir pelo menos 32h mensais para dedicação às atividades do Pibid. Não é possível acumular a bolsa do Pibid com outros programas (ensino, pesquisa, extensão).

Para todas as modalidades é obrigatório cadastrar e manter atualizado currículo na Plataforma Freire, disponível no endereço eletrônico http://freire2.capes.gov.br que será utilizado para fins de comprovação dos requisitos para concessão das bolsas.

A lista das inscrições protocoladas no Pibid será divulgada no dia 15 de junho. Já no dia 18 de junho será realizada a avaliação escrita. O resultado preliminar sairá no dia 19 e o final no dia 21 de junho.

Já o Programa de Residência Pedagógica está com inscrição aberta até 15 de junho. Acesse aqui o edital.  As áreas contempladas no edital da Residência Pedagógica são: Biologia, Educação Física, Física, Matemática e Química. O resultado preliminar será divulgado no dia 19 de junho.

A Residência Pedagógica é uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de educação básica, denominada escola-campo. A carga horária é de 440 horas, sendo 60 horas destinadas à ambientação na escola; 320 horas de imersão, sendo 100 de regência, que incluirá o planejamento e execução de pelo menos duas intervenções pedagógicas; e 60 horas destinadas à elaboração de relatório final, avaliação e socialização de atividades.

Diretoria Geral de Comunicação e Marketing do IFPB

registrado em: