Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > Novo sistema informatizado agiliza matrícula de alunos

Noticia

Novo sistema informatizado agiliza matrícula de alunos

Mudanças no Suap Edu vão facilitar o cotidiano acadêmico, afirma o reitor Nicácio Lopes.
por publicado: 11/01/2017 14h41 última modificação: 11/01/2017 19h07

 Um momento histórico para o IFPB. É assim que o reitor Nicácio Lopes resume as modificações empreendidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) que vão possibilitar mais agilidade na matrícula dos novos alunos dos cursos técnicos através do sistema online Suap Edu. A mudança foi alvo de reunião entre o reitor Nicácio Lopes; o diretor da DTI, Pablo Andrey Arruda; o diretor de Educação Profissional, Degmar dos Anjos; o coordenador de Inovação da DTI, Ivan Soares Júnior; e o professor do Campus Guarabira, Rodrigo Pinheiro Marques, que colabora com a Diretoria.

Na reunião, eles explicaram os benefícios do novo sistema informatizado. Na visão do reitor Nicácio, a mudança vai desafogar o cotidiano das Coordenações de Controle Acadêmico (CCAs) dos campi que já têm um trabalho bastante heterogêneo. “Permitirá também mais fluidez no processo, rapidez, um ganho muito grande em celeridade. Havia um excesso de procedimentos manuais para quem opera na base. Vamos abreviar o tempo, com mais um mecanismo de modernização da gestão. Com a implementação do novo sistema, nós teremos um impacto lá na ponta do processo formativo. Agora, teremos um menor tempo para a chegada do diário de classe para o professor no início do período letivo”, afirmou o Reitor.

DSC_0108.jpgO diretor Degmar dos Anjos ressalta que a mudança no processo de matrícula do PSCT 2017 virá após o Edital de Confirmação que traz a lista de quem teve os documentos conferidos e validados para o ingresso na vaga. “Nesta semana, estamos na etapa de entrega física dos documentos do candidato, que serão analisados pelas equipes das CCAs nos campi. Após a checagem, verificando se os documentos conferem com o que foi dito durante a inscrição, como o caso de cotas, por exemplo, lançamos o edital de confirmação de matrícula. A partir daí, o candidato confirmado poderá entrar no Suap Edu e preencher com os dados necessários, validando a sua matrícula”.

O professor Degmar lembra que as equipes das CCAs já passaram por um treinamento, em dezembro, durante um evento no Campus João Pessoa, onde o Departamento Acadêmico Certificação e Diplomação (DCAD) repassou informações acerca dessa transição das matrículas de novatos para o Suap Edu. Ele comemora que todas as fases do novo PSCT sejam informatizadas, o que é um diferencial frente a outros Institutos. “Até o ano passado, tudo era manual. Na matrícula, tudo tinha que ser lançado no Suap Edu pelos servidores. A partir de agora, usaremos a migração de dados do processo seletivo, cabendo aos servidores apenas a conferência desses dados”, afirmou o Diretor.

DSC_0110.jpgPara o professor Rodrigo Marques, outro ponto positivo dessa informatização é que se forma um imenso banco de dados que vai permitir conhecer o perfil dos estudantes, verificar tendências relacionadas aos cursos e à ocupação das vagas. De acordo com o reitor Nicácio Lopes, essas informações vão impulsionar as futuras políticas educacionais do Instituto Federal da Paraíba.

De acordo com o Coordenador Ivan Soares, o sistema criado pela DTI já fez uma migração dos dados coletados durante o processo de inscrição, que foram inseridos pelos candidatos, o que vai facilitar bastante o cruzamento de informações. A equipe da DTI está evoluindo nessas tarefas desde a implantação do Portal do Estudante, onde essas funcionalidades agregadas às inscrições se tornaram possíveis.

DSC_0111.jpgA equipe da DTI debruça-se nas melhorias e novas funcionalidades do Suap Edu desde as matrículas do ensino superior em 2016. Neste ano, espera-se que o processo de ingresso dos novatos vindos do Sisu seja facilitado também com a utilização do Suap Edu.

O diretor da DTI destaca também o aumento da confiabilidade no manuseio dos dados. “Há uma diminuição da inconsistência nos dados”. Ele conta que desde o ano passado o Suap Edu já vem sendo utilizado pelos veteranos na renovação das matrículas. O sistema substitui o antigo Q-Acadêmico.

O gestor da DTI destaca ainda a importância de toda essa melhoria está sendo feita sem ônus para a administração pública. “O Suap foi criado pelo IFRN, iniciou com uso para os servidores, foi adaptado no IFPB para outras funcionalidades com o Suap Edu. De modo gratuito. E podemos oferecer para outros institutos federais também gratuitamente. É um sistema que se adapta ao nosso modelo”, destaca Pablo Andrey.

Para o Reitor Nicácio Lopes, este é um momento histórico na instituição. “Como reitor eu fico imensamente feliz com a implementação do novo sistema. Tínhamos modelos administrativos ainda calcados no arcaísmo. Esses sistemas informatizados que estão sendo desenvolvidos pela DTI têm dotado a Instituição de uma dinâmica de modernidade, que tem que estar compatível com o que reclama a administração moderna: colocar a tecnologia a serviço do bem-estar da população. Isso marca um novo tempo no IFPB”, finalizou o Reitor.

* Por Ana Carolina Abiahy e Gustavo Rodrigues.

registrado em: