Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > Miguel Nicolelis participa de evento online do IFPB Campus Sousa

Noticia

Miguel Nicolelis participa de evento online do IFPB Campus Sousa

Palestra do neurocientista será transmitida ao vivo na segunda-feira (17) pelo YouTube da TV IFPB
por publicado: 12/05/2021 09h38 última modificação: 12/05/2021 09h38

O IFPB Campus Sousa realizará na próxima segunda-feira (17), às 17h, um evento que contará com a participação do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, considerado pela Revista Scientific American um dos 20 maiores cientistas do mundo na década passada. A atividade é fruto de uma parceria do Programa Interdisciplinacidade, uma iniciativa do IFPB Campus Sousa para ampliar a integração de Sousa com os municípios do alto sertão paraibano, com o Comitê de Energia Renovável do Semiárido, o Cersa. O evento marcará o início do semestre 2021.1 dos cursos superiores do IFPB Campus Sousa.

Com o tema “Interfaces cérebro-máquina: da pesquisa básica às aplicações clínicas”, a conferência a ser proferida pelo Doutor Nicolelis discutirá a atuação do nosso cérebro como centro da nossa realidade e da nossa capacidade de criar o mundo em que vivemos. Em suas publicações e conferências, o neurocientista defende a utilização da ciência e da tecnologia para trazer melhorias a condições clínicas desafiadoras e para promover transformações sociais e econômicas profundas.

Em seu currículo, Miguel Nicolelis acumula experiências de ensino e pesquisa em Neurobiologia, Informática Médica, Neurociência e Eletrofisiologia em instituições como a Duke University, nos Estados Unidos, a Universidade de São Paulo (USP) e a Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP), localizada no Rio Grande do Norte, da qual ele é fundador e presidente desde 2004. No ano passado, o Doutor Nicolelis também coordenou o Comitê Científico do Consórcio Nordeste durante onze meses, período em que se dedicou às pesquisas sobre a Covid-19 e sobre as medidas sanitárias destinadas a salvar vidas no contexto do novo Coronavírus.

O professor João Edson Rufino, organizador do Programa Interdisciplinacidade e um dos produtores da conferência, comentou sobre a importância do evento para a comunidade acadêmica do IFPB. “Devido à relevância da atuação do cientista Miguel Nicolelis, tanto no Brasil, como em muitos países, no combate ao negacionismo nesses tempos de afronta à Ciência, considero uma ação de extrema importância a presença, ainda que remota, do referido professor no IFPB Campus Sousa, ministrando uma conferência intitulada “Interfaces cérebro-máquina: da pesquisa básica às aplicações clínicas”, com uma chamada tão significativa para toda a comunidade acadêmica e para aqueles que tenham interesse pela temática”, declarou o professor.

A transmissão do evento será feita pela TV IFPB, que exibirá a palestra ao vivo em seu canal no YouTube. Após a realização do evento, a gravação ficará disponível no canal para consultas futuras e para quem quiser assistir à conferência em um momento posterior.

Após a palestra do Doutor Miguel Nicolelis, haverá um espaço para o debate sobre as ideias apresentadas pelo professor durante a sua exposição. Os membros da comunidade acadêmica do IFPB e do público em geral que queiram fazer perguntas ao conferencista poderão enviar seus questionamentos para o e-mail comunicacao.ss@ifpb.edu.br ou diretamente para o chat do YouTube ao longo do evento.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa