Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > II Simpósio de Línguas reuniu mais de 2400 participantes

Destaque

II Simpósio de Línguas reuniu mais de 2400 participantes

Evento foi totalmente virtual com mais de 300 apresentações de trabalho de todo o país e do exterior
por Ana Carolina Abiahy publicado: 31/07/2020 17h09 última modificação: 31/07/2020 17h52

O II Simpósio de Línguas, promovido pelo Campus Cajazeiras IFPB, que termina na noite dessa sexta-feira, 31 de julho, reuniu mais de 2480 participantes em uma realização totalmente virtual. O tema central do evento “Educação remota e novos letramentos em tempos de distanciamento social” dialoga com os desafios impostos no período da pandemia.

A organizadora do evento, professora Sayonara Abrantes, destaca que o tema foi escolhido no início de abril quando os trabalhadores da educação se viram com as aulas suspensas. “Muitos de nós já trabalhávamos também com educação à distância, então, o tema se impôs, naturalmente”, comentou a docente do IFPB em Cajazeiras.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa “Ensino e Aprendizagem de Línguas” (Grenal) que reúne pesquisadores de alguns campi do IFPB e dos Institutos Federais Alagoas, Ceará, Roraima, além da UFPB e UFCG. O II SILIF é totalmente gratuito e teve mais de 300 trabalhos apresentados. Foram 23 GTs, 12 oficinas, quatro mesas-redondas e três palestras.

A professora Sayonara comemorou o fato de ter inscrição de todos os nove estados nordestinos, das cinco regiões do Brasil e de cinco países. O evento tem trabalhos em quatro línguas: português, espanhol, libras e inglês.

“Foi uma surpresa para nós. Se tivéssemos o evento presencial, provavelmente, não teríamos todas essas participações. Nessa última tarde, temos 14 salas simultâneas com apresentação de trabalhos. Estamos até estudando que os próximos eventos sejam à distância”, comentou a docente.

A palestra de abertura foi com a reitora Stella Maris Rocha, da Universidad Nacional de San Martín da província de Buenos Aires, na Argentina. O reitor do IFPB Nicácio Lopes e a diretora geral do Campus Cajazeiras, Lucrécia Teresa, também participaram com boas vindas aos participantes.

Foram criados dois canais no youtube e mais de dez salas simultâneas por videoconferência para a apresentação dos trabalhos. A organização do evento agradeceu o empenho dos Núcleos de Assistência a Pessoa com Necessidades Especiais (Napne) de Cajazeiras, Patos e “Todos os eventos abertos, como as palestras tiveram tradução em Libras e em todas as salas em que o participante solicitou”, comentou Sayonara.

O caderno de resumos do II SILIF será publicado pela editora Ideia Cz e o e-book com os trabalhos completos terá publicação pela editora do IFPB. Foram criados dois canais do II SILIF no youtube, confira aqui.  A página do evento pode ser acessada nesse link

 Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista da DGCOM/Reitoria 

registrado em: