Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > IFPB seleciona para 3.565 vagas no Ensino Técnico

Noticia

IFPB seleciona para 3.565 vagas no Ensino Técnico

Inscrição termina nessa sexta, 19 de outubro. É gratuita e online. No PSCT 2019.1, há 20 campi ofertando cursos técnicos integrados ao Médio e subsequentes
por Ana Carolina Abiahy publicado: 14/09/2018 15h21 última modificação: 16/10/2018 16h06

As inscrições para o Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT 2019.1) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) estão abertas. São quatro editais diferentes, mas para todos os cursos as inscrições são gratuitas. As inscrições são realizadas online e terminam nessa sexta, 19 de outubro. 

No total, o IFPB está ofertando 3.565 vagas em 20 campi, do litoral ao sertão. São oportunidades para cursar o Ensino Médio Integrado ao Técnico (para quem já concluiu o nível fundamental) e o Ensino Técnico Subsequente (para quem já terminou o nível médio). O PSCT 2019 é organizado pela Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec).

Os cursos ofertados são Meio Ambiente, Recursos Pesqueiros, Multimídia, Edificações, Serviços Jurídicos, Eletromecânica, Informática, Sistemas de Energia Renovável, Contabilidade, Automação Industrial, Controle Ambiental, Eletrônica, Eletrotécnica, Instrumento Musical, Mecânica, Manutenção e Suporte em Informática, Segurança do Trabalho, Geologia, Agroindústria, Agropecuária, Serviços de Restaurante e Bar, Transações Imobiliárias, Guia de Turismo, Transporte Aquaviário, Mineração, Equipamentos Biomédicos, Secretariado, Cuidados de Idosos, Petróleo e Gás, Química.

A seleção

Para os Cursos Técnicos Integrados ao Médio, a seleção será realizada por meio de análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa ou Português, Matemática, História e Geografia ou disciplinas equivalentes no Ensino Fundamental II, no 6º, 7º e 8º ano, ou equivalente. Nas vagas do Integrado em Campina, é que serão exigidas apenas as notas do oitavo ano. 

A seleção para os Cursos Técnicos Subsequentes é feita pela análise do desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, cursadas no 1º e 2º ano do Ensino Médio ou equivalente. Além das notas do histórico escolar nessas disciplinas, a análise pode ser feita por meio do desempenho no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Somente serão válidas as edições dos Exames Nacionais após 2009.

Cotas

No PSCT, metade das vagas é reservada para quem estudou o Ensino Fundamental na rede pública. Há ainda cotas para quem tem renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo, para pessoas negras, pardas e indígenas, e pessoas com deficiência. Em Sousa, há cotas para assentados da reforma agrária.

Confira os editais

Edital Nº 71/2018 para os cursos integrados ao Ensino Médio nos campi Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Rita e Sousa. São 1875 vagas no total. 

Edital Nº 73/2018 dos cursos técnicos subsequentes. São 1235 vagas distribuídas entre os campi Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Esperança, João Pessoa, João Pessoa/Mangabeira, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Soledade e Sousa. 

Edital Nº 72/2018 do integrado de Campina. São 405 vagas.   

Edital Nº 74/2018 do curso Instrumento Musical. São 50 vagas nos campi João Pessoa e Monteiro no Ensino Médio Subsequente.  

Em todos esses links, há o banner com o caminho para as Inscrições online e também para entrar na área de Inscritos e fazer o acompanhamento de cada etapa do cronograma de seleção. 

Cronograma

A lista preliminar de candidatos inscritos deve ser publicada em 29 de outubro, com interposição de recursos para os dois dias seguintes. Após a análise dos recursos, a lista oficial de inscritos deve ser publicada em 01 de novembro.

O resultado preliminar da seleção deve ser divulgado em 30 de novembro. O prazo para interpor recursos é de 03 a 04 de dezembro. Em 07 de dezembro, a Compec prevê divulgar o resultado final.

Os candidatos podem consultar esse Tutorial para esclarecimento de dúvidas sobre a plataforma online de inscrição, senhas e acesso. O contato sobre o PSCT pode ser feito pelo e-mail psct@ifpb.edu.br 

Confira aqui o tutorial de inscrições do PSCT 2019.1.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB 

Imagem: Pablo França – programador visual do IFPB

Atualizada em 16.10.2018