Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > Ex-aluna do IFPB é destaque em websérie da Huawei Brasil

Noticia

Ex-aluna do IFPB é destaque em websérie da Huawei Brasil

Luana Barros integrou a equipe vencedora da Huawei ICT Competition - Cloud Track
publicado: 07/02/2023 13h10 última modificação: 13/02/2023 15h03

Estudante egressa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e bicampeã mundial da Huawei ICT Competition - Cloud Track, a engenheira eletricista Luana Barros é destaque no canal da Huawei Brasil no YouTube, em um dos episódios da série "Huawei ICT Academy #TransformandoVidas". Em um vídeo publicado pela multinacional nessa segunda-feira (6), a ex-aluna do Instituto fala da sua trajetória como campeã global da Huawei ICT Competition 2021 e conta que atualmente ocupa a função de arquiteta de soluções da Huawei Cloud Brasil.

"Comecei a me preparar para a competição no meio da ICT Academy no Instituto Federal da Paraíba", conta. "Lá eu consegui assistir a vários cursos, praticar e consolidar meus conhecimentos e também gerar certificações, para ser reconhecida no mercado como uma profissional da área de cloud", ressalta Luana Barros.

No vídeo, a ex-estudante do IFPB também dá dicas para os competidores deste ano. " A minha dica para quem está participando da competição este ano é: ter bastante foco, estabelecer metas diárias e cumprir as metas de estudo. Lá na frente você vai conseguir atingir seus objetivos", diz.

Confira aqui o vídeo

Trajetória de impacto após a ICT Academy

Ex-aluna do professor Michel Coura Dias (que é coordenador de Infraestrutura do Polo de Inovação e foi tutor da equipe bicampeã do Instituto Federal da Paraíba), Luana Barros iniciou a vida acadêmica no IFPB em um curso técnico integrado ao Ensino Médio e atualmente é aluna do Mestrado em Engenharia Elétrica. Após a competição e da participação em outros eventos, Luana foi convidada pela Huawei para fazer uma entrevista, sendo posteriormente selecionada para trabalhar na multinacional.

"O IFPB teve um papel fundamental não apenas na minha formação acadêmica, mas também no meu desenvolvimento profissional. Estudo no IFPB desde o ensino médio integrado ao técnico. Cursei engenharia elétrica e posteriormente o mestrado em engenharia elétrica. Desde sempre a preparação do aluno para o mercado de trabalho foi uma preocupação e isso impactou profundamente a posição profissional na qual eu me encontro agora", comenta Luana Barros. 

Ela acrescentou que, ao se tornar uma das ICT Academies da Huawei, o IFPB conseguiu transformar sua trajetória e acelerar o seu desenvolvimento na área de computação em nuvem. "Isso foi crucial para o cargo que ocupo hoje na Huawei, sendo mais uma prova de como o IFPB consegue impactar profundamente a vida dos seus alunos por meio das mais diversas iniciativas", ressalta.

SAIBA MAIS - A série Huawei ICT Academy #TransformandoVidas, da qual o vídeo de Luana Barros faz parte, objetiva apresentar um panorama de todos os parceiros que tiveram suas jornadas impactadas pelos cursos da plataforma educacional da companhia.

*Angélica Lúcio - Jornalista do IFPB/Reitoria