Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > Coordenação de Ações Inclusivas lança tutorial sobre o Google Classroom

Noticia

Coordenação de Ações Inclusivas lança tutorial sobre o Google Classroom

Material é voltado para alunos com deficiência visual
por publicado: 17/09/2020 09h52 última modificação: 21/09/2020 13h58

A Coordenação de Ações Inclusivas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis publicou um tutorial para auxiliar alunos com deficiência visual a usarem a plataforma Google Classroom, ferramenta utilizada para o desenvolvimento das Atividades Não Presenciais do IFPB.

São vários tutoriais em áudio sobre a utilização do Classroom com leitor de telas no computador e no celular. Os áudios trazem explicações e demonstrações na prática de como acessar e usar essa ferramenta com leitor de telas.

De acordo com a Coordenação de Ações Inclusivas (CAI), a  ação visa  auxiliar os estudantes com deficiência visual e contribuir para a redução das dificuldades vividas nesse período de adaptação a novas formas de realizar as atividades acadêmicas.

 “Vários já dominam o uso de leitor de telas, que são fundamentais para o seu acesso ao Classroom, e certamente vão aprender a usar a plataforma sem problemas. Outros têm realidades diferentes, não têm  muita familiaridade com as novas tecnologias nem com leitor de telas. Foi feito o possível para tornar as informações sobre o uso do Classroom compreensíveis às pessoas iniciantes no uso de leitor de telas”, destacou Juliana Silva, servidora da CAI. 

“Há um empenho de diversos setores e profissionais do IFPB para minimizar e, se possível, solucionar as dificuldades desse processo de adaptação  à nova realidade. A CAI e os profissionais dos NAPNEs também têm se empenhado nesse sentido. Espera-se que esse material possa auxiliar o maior número possível de pessoas com deficiência visual dentro e fora da Instituição”, informou Juliana.

Acesse abaixo o material: 

- Link para acessar a pasta no Google Drive com todos os áudios: https://drive.google.com/drive/folders/1EeFoAl_aZvSH8ijRlebG66XYvE6E3xus?usp=sharing

- Link para baixar o arquivo compactado com todos os áudios:

https://drive.google.com/file/d/1M0AtleXsIZuTaQ0u1rw4vR2wM11pXfEU/view?usp=sharing 

- Link para acessar a página da CAI e obter algumas dicas sobre como fazer o download com leitor de telas (caso o usuário não tenha muita familiaridade com acesso e download no Google Drive com leitor de telas):

https://www.ifpb.edu.br/prae/acoes-inclusivas/legislacao-e-documentos-pertinentes/tutoriais-sobre-o-uso-do-google-classroom-com-leitor-de-telas-no-computador-e-no-celular

registrado em: