Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > Conif seleciona cinco instituições para participar do projeto I-hubs

Noticia

Conif seleciona cinco instituições para participar do projeto I-hubs

Iniciativa integra projeto do Unesco-Unevoc de Educação e Treinamento Técnico e Profissional
por publicado: 30/01/2024 08h48 última modificação: 30/01/2024 08h48

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou, na terça-feira (23/1), o edital que irá selecionar cinco instituições associadas ao Conselho para participar do Projeto Centros de Competências para a Inovação (I-hubs, em inglês).

A iniciativa faz parte de um projeto liderado pela Unesco-Unevoc com o intuito de desenvolver instituições de educação e formação técnica e profissional em todo o mundo, com foco no empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.

Acesse aqui o edital

No Brasil, o programa é coordenado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), com o apoio do Conif. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC) é responsável pelo financiamento da iniciativa. “O I-hubs dialoga com as ações do Conif no que diz respeito à atuação em redes globais e à promoção da inovação na Rede Federal”, destaca a diretora de Internacionalização do Conselho, Ana Carolina Oliveira.

As instituições da Rede Federal que forem selecionadas, por meio do edital CONIF/AI nº 3, serão responsáveis pela multiplicação do conhecimento em seus respectivos ecossistemas e, na medida do possível, no âmbito da Rede Federal, a fim de garantir a sustentabilidade da ação.

As formações terão como base o Marco de Inovação em Educação Profissional e Tecnológica da Unesco-Unevoc. Para o reitor do IFF, Jefferson Manhães, o projeto é estratégico e coloca a Rede Federal como parceira estratégica em ações internacionais da Unesco-Unevoc.

“Com as capacitações, vamos adquirir competências em diagnóstico, em inovação. Vamos saber quais de nossas instituições são inovadoras em diferentes frentes, como extensão, gestão, ensino. Passaremos a ser um parceiro estratégico da Unesco para outras ações com países de língua portuguesa, uma vez que teremos desenvolvido as competências necessárias para replicar os ensinamentos e metodologias empregadas”, pontua Manhães.

Instituições precisam preencher série de requisitos

Para se candidatar a uma das vagas, as instituições devem preencher uma série de requisitos, entre eles a indicação de um servidor para coordenar o projeto e um campus onde ele será desenvolvido. Segundo o edital, o coordenador/a deve ter experiência de dois anos no âmbito da extensão, pesquisa e inovação ou em programa de internacionalização no eixo de inovação ou ainda em polo de inovação. Além disso, o campus designado deverá possuir um número aproximado de mil estudantes.

As regras e orientações necessárias para participar do Projeto Centros de Competências para a Inovação estão descritas no edital CONIF/AI nº 03. As instituições interessadas têm até 4 de fevereiro para se inscreverem. O resultado final será divulgado no dia 9 de fevereiro na página do Conif (CONIF - Editais).

O I-hubs é um projeto de 18 meses que abrange três fases principais, incluindo a primeira, focada no Planejamento e Preparação; a segunda, que consiste na implementação do Quadro de Inovação, e a fase final, que inclui revisão e refinamento do Quadro de Inovação.

Unesco-Unevoc - O Centro Internacional UNESCO-UNEVOC de Educação e Treinamento Técnico e Profissional é um dos sete institutos e centros da UNESCO. Atualmente, o Conif é um dos três centros ativos no Brasil e tem feito esforços para ocupar um espaço nesse importante fórum de discussão e promoção de educação profissional e tecnológica, principalmente no cluster América Latina, que reúne instituições da região. Essa parceria tem incentivado ações que promovam resultados relevantes para o aumento da qualidade da educação profissional em todo o mundo.

(Fonte: Ascom/Conif)