Você está aqui: Página Inicial > Mangabeira > Notícias > 2023 > 10 > Câmara de Vereadores da Capital aprova doação de terreno para o IFPB

Noticia

Câmara de Vereadores da Capital aprova doação de terreno para o IFPB

Área nos Bancários será destinada para a construção do Campus Mangabeira/Zona Sul
por Ana Carolina Abiahy publicado: 24/10/2023 17h05 última modificação: 24/10/2023 18h05

A Câmara de Vereadores de João Pessoa aprovou, por unanimidade, o projeto de lei ordinária de doação de terreno feito pela Prefeitura para o Instituto Federal da Paraíba, com a finalidade de construção da sede definitiva do Campus Mangabeira/Zona Sul. Desde fevereiro, o prefeito Cícero Lucena já tinha sinalizado a doação durante reunião realizada com a reitora Mary Roberta Marinho, a diretora do campus avançado Mangabeira/Zona Sul, Zoraida Arruda, e o pró-reitor de Administração e Finanças, Albino Nunes. 

Como prevê a Lei Orgânica do Município, a doação do patrimônio da capital paraibana precisava do aval da Câmara Municipal. Nesta quarta, 24 de outubro, a matéria foi apreciada pelos parlamentares pessoenses e aprovada por todos. O presidente da Câmara, Valdir José Dowsley (Dinho), já despachou de volta para a prefeitura o documento com a aprovação da doação da área para a assinatura final do prefeito. 

Durante a sessão do Projeto que foi votado em caráter de urgência por se tratar de recursos federais, os vereadores se posicionaram muito positivamente, a exemplo dos parlamentares Junior Leandro, Carlão, Bosquinho, Eliza Virginia, Marcos Henriques e Thiago Lucena que ressaltaram a importância da instalação educacional. A matéria teve como relator o vereador Damásio Franca e contou com aprovação de todos os membros da Comissão de Finanças e Orçamento.  camara ifpb 2.png

De acordo com a lei, o IFPB tem o prazo de quatro anos para realizar a construção com esta finalidade específica de atender a um campus para a região polarizada pelo bairro de Mangabeira. Se o prazo não for cumprido, a doação é revogada. O terreno doado fica na rua Antônio Dias Freitas, no bairro dos Bancários, próximo à comunidade do Timbó. A reitora Mary Roberta Marinho espera para esta quinta-feira a sanção oficial da doação com a assinatura do prefeito Cícero.

A diretora Zoraida disse que recebeu com alegria muito grande a notícia. “Já compartilhei com a equipe do campus que está vibrando. Estamos agora aguardando a assinatura do prefeito para que possamos ter diálogo com a Diretoria de Obras do IFPB, com o engenheiro Vinicius para iniciar o projeto. Em breve, a plantinha vai ser fixada no terreno, aquela mudinha que recebemos na solenidade de 114 anos do Instituto”, comentou a professora Zoraida.

O Campus Mangabeira/Zona Sul funciona provisoriamente no prédio da Escola Municipal Aruanda, no bairro dos Bancários, resultado da parceria entre o IFPB e a Prefeitura. O Campus Mangabeira do IFPB iniciou as atividades em 2016 e passou a ser chamado Campus Zona Sul neste ano de 2023. Na unidade, é ofertado o curso técnico subsequente (Pós-médio) em Cuidados de Idosos, com duração aproximada de dois anos. Já foram 12 turmas formadas no campus que também capacitou diversas turmas em cursos de Cuidados Infantis. 

terreno mangabeira IFPB.jpeg

registrado em: