Você está aqui: Página Inicial > Mangabeira > Notícias > 2023 > 09 > Campus Mangabeira promove atividades voltadas ao Setembro Amarelo e à Inclusão

Noticia

Campus Mangabeira promove atividades voltadas ao Setembro Amarelo e à Inclusão

Temas como cuidados com a saúde mental, capacitismo e etarismo foram abordados durante a semana
por publicado: 22/09/2023 15h24 última modificação: 22/09/2023 15h24

Na semana de 11 a 15 de setembro, o Campus Avançado João Pessoa Mangabeira abriu mais um espaço dialógico acerca de temas pertinentes à saúde e qualidade de vida. Desta vez, o setembro amarelo e a inclusão foram os temas em destaque.

Na oportunidade, o médico psiquiatra Dr. Aristides Pinheiro proferiu a palestra “Prevenção ao Suicídio e Cuidados com a Saúde Mental” onde destacou desde a origem do setembro amarelo até a necessidade de desconstrução do estigma de que não se deve falar sobre o suicídio ou sobre o sofrimento relativo à saúde mental. Para tanto, enfatizou a importância de estarmos atentos aos sinais expressos por quem necessita de nossa atenção e a melhor forma de conversar ou abordar o tema junto a essa pessoa.

Seguindo a programação, tivemos a participação da assistente social Fábia Halana Pita que trouxe reflexão importante acerca do capacitismo e do etarismo com o tema “Pessoa com deficiência e pessoa idosa: entre o capacitismo e o etarismo”, em alusão, também, ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro.

Segundo a diretora-geral do Campus Mangabeira, Professora Zoraida Arruda, refletir sobre essas temáticas é uma questão de prioridade dentro de um campus voltado à área de saúde, principalmente porque o foco dos nossos cursos é o trato, o cuidado com as pessoas. Além disso, o ato de cuidar do implica na necessidade do autocuidado, ou seja, precisamos estar bem para que o outro possa ser bem cuidado por nós e isso perpassa por todas as áreas da nossa vida, com destaque para a saúde mental.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento de Ensino, Dione Pereira, durante toda a semana essas duas temáticas foram trabalhadas em sala fazendo-se uma associação com cada componente curricular. Além disso, foi orientado que os estudantes que já estão cumprindo as atividades práticas nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (espaços onde também encontramos idosos com deficiência) dessem um destaque maior à saúde mental desses idosos de forma que observassem os indicadores de sofrimento mental para possibilidade de intervenção imediata naquilo que eles podem executar.

O evento foi promovido pelo Campus Mangabeira através do NAP e NAPNE, em parceria com a PRAE.

DGCOM-IFPB com informações da DDE Campus Avançado João Pessoa Mangabeira

registrado em: