Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 12 > Novos gestores do Campus João Pessoa tomam posse

Novos gestores do Campus João Pessoa tomam posse

A solenidade ocorreu na manhã dessa sexta-feira (16)
por publicado: 16/12/2022 14h28 última modificação: 01/03/2023 14h08

O início de um novo ciclo na gestão do IFPB Campus João Pessoa começou oficialmente nessa sexta-feira (16), com a posse de 92 gestores, durante solenidade no auditório José Marques. Em clima de confraternização, o evento foi marcado pelas boas-vindas aos novos gestores.

Na cerimônia de posse, a reitora do IFPB, professora Mary Roberta Marinho, foi representada pelo pró-reitor de Ensino, professor Neilor Cesar dos Santos que, junto do novo diretor geral do Campus João Pessoa, professor Ricardo José Ferreira, compuseram a mesa de honra da solenidade.

Na oportunidade, Ricardinho apresentou o plano de gestão proposto à comunidade durante a campanha eleitoral, realizada no início de 2022. O documento norteador foi composto principalmente por ideias de continuidade do desenvolvimento da gestão. “O plano aponta para um direcionamento da expansão daquilo que a instituição já tinha, mesmo diante as dificuldades e restrições financeiras impostas à educação, nos últimos anos”, explicou o gestor.

Segundo o novo diretor-geral, a proposta é que o Campus João Pessoa continue o desenvolvimento experimentado durante nos últimos oito anos, apesar dos desafios. Ricardinho ressaltou que o documento também servirá para comunidade possa contribuir, acompanhar e cobrar o que foi proposto.

Dentre os princípios norteadores do seu plano de gestão, o diretor-geral destacou três: defesa da vida; defesa da formação integral dos estudantes; e liderança comprometida com o servir, alinhada à defesa da democracia. Para o gestor, esses princípios estão refletidos nos objetivos e metas propostas para o quadriênio.

Em seguida, foram apresentados os seis pilares da gestão, a base do plano proposto pelo diretor-geral. O primeiro é o Ensino, que é a atividade fim da instituição. Ricardinho reforçou a importância de os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) contemplarem uma formação atualizada, que atendam às necessidades da sociedade, “que são mais amplas do que o mercado”, afirmou o gestor.

Para o pilar Pesquisa, Extensão, Inovação e Desafios Acadêmicos, a proposta é que cada vez mais essas atividades estejam associadas ao ensino, numa busca por uma crescente aproximação entre os pilares. “Precisamos integrar ações de pesquisa, extensão e inovação ao ensino, fornecendo subsídios para que os professores possam oferecer ações de pesquisa e extensão dentro da sala de aula”, frisou Ricardinho

O gestor também apresentou os princípios que irão orientar a gestão com relação aos pilares de Acessibilidade e Convivência Social; Gestão da Infraestrutura; Gestão e Governança; e Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida. Ricardinho enfatizou que os gestores foram escolhidos para enfrentar o desafio de colocar em prática o plano de gestão proposto com base nesses pilares.

Em seu discurso, o pró-reitor de ensino, professor Neilor Cesar dos Santos, falou de seu apreço e zelo pelos colegas que contribuíram durante os oito anos em que ele esteve à frente da gestão do campus João Pessoa e destacou o bom clima organizacional vivenciado durante esse período.

Neilor afirmou ser muito gratificante vivenciar o compromisso de formar pessoas por meio da Educação, num processo que é dialógico, no qual a comunidade é convidada a participar. “Nos últimos anos travamos uma batalha para impedir a destruição da educação pública. Agora é o momento de esperançar, porque nós vamos precisar lutar muito para reconstruir, mas é gratificante e nos traz alento a perspectiva de futuro”, enfatizou. O pró-reitor de ensino também frisou que esse é o momento para se restabelecer os laços com a sociedade e desejou sucesso na caminhada dos novos gestores, além de se colocar à disposição para auxilia-los no que for preciso.

Ao final, Ricardinho reforçou a gratidão que tem por sua família, colegas e a toda a comunidade, que o elegeu como diretor geral do Campus João Pessoa. O gestor relembrou sua trajetória na instituição, que começou em 2012, e contou que desde o início buscou entender como a instituição funcionava e colaborar para buscar soluções para os desafios e obstáculos que apareciam. “A curiosidade me levou a contribuir com a gestão. Os primeiros anos de aprendizado foram dedicados a escutar estudantes, docentes e técnicos, observando o trabalho de cada um e como os processos se realizavam”.

“Convido todos a compartilharmos juntos virtudes e fardos na construção de um IFPB Campus João Pessoa melhor. Espero estar à altura da escolha feita pela comunidade, que confiou a mim a função de diretor-geral. Esse é o momento de esperançar por um IFPB cada vez melhor”, finalizou.

Comunicação, Cerimonial e Eventos