Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 12 > Arinter comemora aprovação de estudantes do PEC-G no Celpe-Bras

Arinter comemora aprovação de estudantes do PEC-G no Celpe-Bras

Alunos estrangeiros do IFPB foram aprovados na prova de proficiência nacional
por publicado: 22/12/2022 11h20 última modificação: 22/12/2022 11h20

A Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter) do Instituto Federal da Paraíba comemorou o excelente desempenho da turma do Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros (CLIPE) do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) na prova do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

Esta proficiência é uma das condições para o ingresso destes estudantes estrangeiros do PEC-G na graduação de instituições brasileiras conveniadas ao Programa. O resultado foi divulgado por meio da Portaria Nº 546, do Inep-MEC, na data de 19 de dezembro. A prova nacional foi realizada no período de 18 a 20 de outubro.

No IFPB, participaram 22 alunos do PEC-G e 17 foram aprovados nos níveis: Avançado Superior, Intermediário Superior e Intermediário. Acesse aqui o resultado.

Segundo a assessora da Arinter, Mônica Maria Montenegro, que também coordena o PEC-G no IFPB, a partir deste dia 20, os aprovados podem conferir as comprovações da certificação (resultado da prova oral e escrita), com respectivo nível de proficiência obtido, na página do Inep na internet: http://celpebras.inep.gov.br.

O Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros (CLIPE) foi ministrado pelo Campus João Pessoa do IFPB. Segundo a professora Mônica, os estudantes persistiram na realização e aprovação do exame Celpe-Bras para ingressar na graduação, mesmo com todos os desafios de adaptação à língua e cultura, às regras do programa PEC-G e da instituição. Ela agradeceu a todos que contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento social dos estudantes que estão longe dos seus núcleos familiares e amigos, vencendo histórias de muita dificuldade e superação.

Edição: DGCOM com material da Arinter