Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 11 > SECT 2022: Desafios acadêmicos e oficina despertam interesse de estudantes sobre robótica

“Desafio de Robótica” e oficina “Aprendendo robótica com lego” estimulam criatividade dos participantes
por publicado: 23/11/2022 15h05 última modificação: 23/11/2022 15h50

Em sua 6ª edição o Desafio de Robótica fez parte dos Desafios Acadêmicos da XVII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do IFPB-Campus João Pessoa. A atividade ocorreu na tarde dessa terça-feira (22) e foi organizada pelo PET de Engenharia Elétrica e pelo Grupo Educacional de Robótica Livre- GREL, coordenados pelos professores Suzete Correia (PET de Engenharia Elétrica), Eric Farias, Thiago Batista e Robério Paredes (todos do GREL).

Para a tutoria do PET de Engenharia Elétrica, o desafio teve uma importância de motivar os alunos, principalmente após o período de pandemia que limitou esse tipo de atividade. Com a competição a docente espera que os estudantes do Ensino Médio e também dos cursos superiores se sintam motivados, além de se interessem pela área de robótica e de participar de desafios e olimpíadas de robótica.

Aprendendo robótica com lego

Também trabalhando com a temática de robótica a oficina apresentou conhecimentos dos princípios de robótica com uso do Lego EV3, a programação em blocos e as aplicações em processos que podem ser automatizados para algumas funções cotidianas.

O professor Maurício Zorro coordenou a atividade que também aconteceu na tarde de ontem (22) e contou que a ideia era mostrar todo processo para construção de um robô, utilizando conhecimento de robótica e automação. “O objetivo dessa capacitação é justamente apresentar as tecnologias que estão ligadas a Indústria 4.0 e motivar os alunos a se ligarem a projetos que estamos desenvolvendo no FAbLab”, frisou o docente.

A estudante do 3° ano contabilidade Vivian Amorim Santos participou da oficina e disse ter sido importante para conhecer outras áreas do conhecimento que de alguma forma vai agregar em sua vida. Sobre a participação na SECT, Vivian acredita que foi uma excelente oportunidade para “explorar várias áreas e conhecimentos que a gente anteriormente não sabia que existia”, comentou.

Já Ryan Monteiro, aluno do 2° ano de Eletrônica, disse que a oficina foi muito interessante por despertar a criatividade dos participantes ao misturar uma brincadeira que é o lego com uma área muito importante da tecnologia que é a robótica. Essa foi a primeira vez que ele participou de uma SECT e disse que a experiência foi muito boa. “A SECT é extremamente importante porque envolve a cultura, despertar a criatividade e o interesse dos estudantes por meio do estudo de experimentos e outras atividades”, destacou o estudante.

Comunicação, Cerimonial e Eventos