Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 10 > Projeto Alvorada certifica quinze novos eletricistas residenciais e prediais

Projeto Alvorada certifica quinze novos eletricistas residenciais e prediais

A solenidade aconteceu no auditório José Marques
por publicado: 24/10/2022 11h28 última modificação: 24/10/2022 11h28

O IFPB campus João Pessoa certificou quinze novos eletricistas residenciais e prediais, formados por meio do curso de Formação Inicial e Continuada, dentro do projeto Alvorada, que visa a inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional. O curso foi ofertado em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).

A cerimônia aconteceu na última quinta-feira (21) e contou com a presença de familiares dos alunos e gestores do IFPB e do Governo do Estado. Representando o Reitor do IFPB Nicácio Lopes estava a pró-reitora de Extensão e Cultura, Maria Cleidenédia Morais Oliveira. Também compareceram o Diretor Geral do campus João Pessoa, Neilor Cesar dos Santos, o Chefe do Departamento de Ensino Superior, Ricardo José Ferreira e o Coordenador Geral do Projeto Alvorada, Franklin Garcia Figueiredo. Além disso, prestigiaram o evento João Alves Albuquerque, Secretário de Administração Penitenciária da Paraíba; João Sitônio Rosas, Gerente Executivo de Administração Penitenciária e Maria Janaína Silva dos Santos, representando o Escritório Social da Paraíba.

A solenidade foi marcada por momentos de homenagens ao aluno Constantino Alexandre da Silva, que faleceu recentemente, e aos demais concluintes, pela força e persistência. A aluna Ana Karolina do Nascimento Silva discursou em nome de todos os formandos, agradecendo, sobretudo, pela oportunidade de aprender um novo ofício e de sonhar com um futuro melhor.

Franklin Garcia Figueiredo fez um breve relato sobre a criação do Alvorada, com destaque aos desafios e conquistas que marcaram a execução do projeto no IFPB, mesmo em meio a pandemia. O secretário João Alves também agradeceu o empenho e o carinho dos servidores que integram a equipe do Alvorada, tendo em vista que apoiaram os alunos, desde o início, superando o preconceito que ainda é comum na sociedade. Janaína Santos e João Rosas destacaram que a certificação dos estudantes é a prova de que é possível construir uma nova história por meio da educação e ressocialização.

Por fim, o Diretor Geral do campus João Pessoa, Neilor Cesar dos Santos e o Chefe do Departamento de Ensino Superior, Ricardo Ferreira e fizeram um convite aos parceiros para dar continuidade ao projeto, inclusive, com a ampliação por meio da oferta de cursos FIC em outras áreas. Os gestores também agradecera a equipe do Alvorada e comemoraram a formação dos alunos.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Maria Cleidenédia Morais Oliveira, encerrou o momentos dos pronunciamentos frisando o quanto é gratificante fazer parte da história desses alunos, fato em que só comprova que o IFPB está no caminho certo, quando oferta educação em vários níveis e para públicos diversificados.

Comunicação, Cerimonial e Eventos