Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 09 > Cerimônia de Certificação marca encerramento de nove turmas do Curso de Microempreendedor Individual

Noticia

Cerimônia de Certificação marca encerramento de nove turmas do Curso de Microempreendedor Individual

Total de 192 estudantes concluíram o curso
por publicado: 27/09/2022 13h00 última modificação: 27/09/2022 16h14

Na noite dessa segunda-feira (26), na quadra poliesportiva, foi realizada a Certificação do Curso de Formação Inicial e Continuada-FIC de Microempreendedor Individual, de nove turmas do IFPB Campus João Pessoa. O evento marcou o encerramento do curso para 192 concluintes.

Participaram da solenidade a pro-reitora de Extensão e Cultura do IFPB, Maria Cleidenedia Morais, que representou o reitor Cícero Nicácio Lopes; o diretor geral do IFPB Campus João Pessoa, professor Neilor Cesar dos Santos; a diretora de Assistência Social de João Pessoa, Maria Benicleide Silvestre; o chefe do DES, professor Ricardo José Ferreira; o chefe do DIPPED, professor Leandro José Medeiros; e o coordenador adjunto do Programa Qualifica Mais Progredir do Campus JP, professor Alysson Régis.

Em nome do todos os docentes do curso de Microempreendedor Individual, a professora Daniele Fernandes falou que, nas aulas, os professores não só passaram conhecimento mais também aprenderam, evoluíram e se inspiraram com os alunos. “Vimos pessoas que tinham sonhos e que começaram a realiza-los. Além disso, vimos novos talentos surgindo e o surgimento de amizades e parcerias”, revelou a docente.

“Espero que esse curso tenha colaborado para a vida de vocês, com transformação profissional e pessoal que gere novos projetos. Não parem por aqui invistam em outras capacitações”, aconselhou o coordenador adjunto do programa no Campus JP, professor Alysson Régis. O docente aproveitou a oportunidade para agradecer a gestão do IFPB e do Campus João Pessoa por acreditarem na realização de cursos FIC, aos parceiros sociais e a equipe local pelo desenvolvimento do curso.

Nos depoimentos dos estudantes sobre o curso, Ezequiel Pereira destacou que a capacitação foi importante porque ampliou sua visão sobre mercado, valorização das técnicas de negociação, questões da abordagem com clientes e das mídias sociais.

Já Lucas Soares disse que o momento era de gratidão aos colegas de turma, aos professores e coordenadores pelo apoio durante o curso. “Agradeço também ao IFPB e às prefeituras de João Pessoa, Santa Rita e Campinha Grande pelo trabalho em conjunto para disponibilizar um curso de tamanha qualidade”, frisou. O concluinte também ressaltou que os conhecimentos adquiridos irão ajudar a iniciar e manter funcionando os negócios de vários empreendedores que passaram pela capacitação.

Para a diretora de Assistência Social de João Pessoa, a realização da parceria da prefeitura com o IFPB propiciou a possibilidade de transformação de vidas, ao ofertar dignidade às pessoas que participaram do curso. “A união de forças entre o poder público, uma instituição de educação, pessoas que se propuseram a ensinar e aqueles que se propuseram a aprender proporcionou a realização desse curso que oferta conhecimento para que as pessoas tenham uma melhor condição de vida”, pontou Maria Benicleide Silvestre.

O diretor geral do IFPB Campus João Pessoa afirmou que é gratificante poder ofertar cursos FIC porque, assim como em outras modalidades da educação, mesmo sendo de curta duração esses cursos promovem a troca de experiência e crescimento. “Fiquei muito feliz com os depoimentos, que nos dão força para que nós, enquanto educadores, possamos enfrentar os desafios postos diante dos professores na atualidade”, afirmou Neilor.

O gestor ainda exaltou a transformação social, local e regional que esse tipo de capacitação proporciona. “O IFPB se sente muito honrado por ter participado de uma parte da história profissional dos concluintes. Essa instituição acolhe a todos com muito carinho e dedicação”, concluiu o docente.

Representando a reitoria do IFPB, a pró-reitora de Extensão e Cultura relembrou que o planejamento do curso começou durante a pandemia, num momento de incerteza se a capacitação poderia ser realizada.

“Agradecemos às prefeituras de João Pessoa, Campina Grande e Santa Rita pela parceria que alcançou o sucesso de ter 192 pessoas formadas no curso de Microempreendedor Individual. É um momento de muita alegria para nós. Desejamos sucesso aos concluintes e que retornem a essa casa para fazer outros cursos, pois serão sempre bem-vindos”, finalizou Cleidenedia.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos