Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 08 > Equipe do IFPB conquista medalha de ouro na Olimpíada Nacional em História do Brasil

A final da ONHB aconteceu nos dias 20 e 21 de agosto, em Campinas-SP
por publicado: 24/08/2022 13h47 última modificação: 24/08/2022 13h54

“Os Holmes da História”, equipe formada pelos estudantes do IFPB Campus João Pessoa Antony Lira, Ellen Nunes e Luan Monteiro, conquistou medalha de ouro na Olimpíada Nacional em História do Brasil-ONHB. Sob a orientação do professor Stênio Lins, os estudantes participaram de várias etapas da competição até chegarem à final, que aconteceu nos dias 20 e 21 de agosto, em Campinas-SP.

Durante as etapas da competição, as equipes responderam um conjunto de questões e tarefas que permitiram uma imersão na compreensão da História do Brasil.Os competidores tiveram que analisar fontes históricas (documentos oficiais, cartas, músicas, literária, pintura, monumentos, etc.), utilizar diversos conceitos e construir o conhecimento, dialogando com outras áreas de conhecimento. Stênio frisa que esse protagonismo permite que os estudantes obtenham não apenas um novo olhar sobre o passado, mas uma abordagem crítica e reflexiva na produção da história como uma disciplina dinâmica e preocupada com o tempo presente.

O estudante do 2° ano de Edificações, Antony Lira, disse que a experiência foi muito positiva, principalmente, por poder representar o IFPB e o estado da Paraíba. Para o discente, a troca de conhecimentos, que ocorreu durante todo o processo, tornou a conquista da medalha de ouro ainda melhor e gratificante. Para Antony, competições ONHB proporcionam alguns benefícios aos participantes como a o desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipe, a capacidade de interpretação, desenvolvimento do pensamento crítico e a criatividade.

A conquista da medalha de ouro para Ellen Nunes, aluna do 2º ano de Eletrônica, foi resultado do esforço da equipe durante os meses das fases online da olimpíada e estudos constantes, inclusive nas férias. A estudante ressaltou que a temática da competição “O papel e a importância das Mulheres na História e na Sociedade Brasileira” foi muito relevante para ela conhecer de forma aprofundada os problemas sociais que as mulheres enfrentam, ao analisar diversas fontes históricas que mostravam como o machismo e racismo estão presente até hoje na sociedade.

Luan Monteiro, estudante do 2°ano de Edificações, também descreve a sensação da conquista como a concretização de um sonho e a recompensa pelo esforço da equipe. O estudante destaca que além do conhecimento em História, os estudos para participar da competição incluíram conhecimentos de diversas áreas, bem além do que é visto em sala de aula. Luan afirmou que a ONHB, promoveu uma mudança de sua visão sobre a historiografia Brasileira, fazendo com ele e seus colegas tivessem um olhar mais crítico e analítico acerca dos períodos históricos.

O professor Stênio Lins afirma que essa conquista é o coroamento de um trabalho que vem sendo realizado por toda a equipe de ciências humanas do IFPB. Formação que permite que os alunos atuem de maneira construtiva, proativa e cidadã na sociedade. O docente enfatiza que a conquista é de toda a instituição que oferece um ensino público, gratuito e de qualidade.

Os três estudantes agradeceram a orientação do professor Stênio e da monitoria de Enzo, aluno finalista da ONHB em edição anterior, que motivou a equipe durante todo o processo. Para os discentes, o apoio do IFPB também foi fundamental na conquista, pois proporcionou a interação com outros professores de história, disponibilizou de salas para estudos, além de ofertar recursos financeiros para participação na final da competição.

Comunicação, Cerimonial e Eventos