Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 08 > DES alerta concluintes sobre prazo para solicitar Colação de Grau

DES alerta concluintes sobre prazo para solicitar Colação de Grau

Os estudantes têm até 26 de agosto para abrir processo por meio do SUAP
por publicado: 12/08/2022 11h56 última modificação: 12/08/2022 12h32

O Departamento de Ensino Superior (DES) comunica que o prazo de solicitação para participar da Colação de Grau 2022.1, que será realizada em outubro, encerra-se dia 26 de agosto. Os pedidos de colação de grau vão automaticamente para a coordenação do curso que, após verificar a situação acadêmica dos estudantes, encaminha o processo à CCA-JP.

O tipo de processo que deve constar no sistema é "colação de grau e diploma de conclusão de curso superior". Para fazer o pedido, o estudante deve acessar o ambiente de aluno e escolher na funcionalidade a opção “Requerimentos”. O caminho para acesso é Administração > Processos eletrônicos > Requerimentos > Botão adicionar requerimento. O processo deverá ser classificado como restrito, e a hipótese legal é "Informação pessoal". Para mais informações sobre como fazer requerimentos eletrônicos, confira a Portaria PRE/IFPB nº 30/2020.

A CCA reforça que para solicitar a colação de grau e diploma de conclusão de curso superior, o concluinte primeiro deve solicitar declaração de "nada consta" do Departamento de Orçamento e Finanças (DOF-JP), da Biblioteca Nilo Peçanha e da Coordenação de Apoio ao Estudante (CAEST-JP). As declarações podem ser obtidas enviando solicitação para os e-mails: financeiro.jpa@ifpb.edu.brbibliotecajp@ifpb.edu.brcaest.jp@ifpb.edu.br.

Após receber as declarações, o estudante deve anexá-las na abertura do processo, junto com a documentação descrita abaixo, utilizando o botão upload de documentos externos. Para fazer a solicitação é preciso apresentar os seguintes documentos:

- Certidão de nascimento ou casamento;
- Documento de Identidade;
- CPF (se houver o número no documento de identidade, dispensa documento a parte);
- Título de eleitor;
- Certidão de Quitação eleitoral (http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);
- Comprovante de quitação militar (sexo masculino, maior de 18 anos);
- Certificado de conclusão do ensino Médio;
- Histórico escolar do ensino Médio.

Após a análise do processo, o estudante será contactado pelo Cerimonal do campus para participar da Colação de Grau 2022.1. O certificado será compartilhado no ambiente de aluno no SUAP (Menu Administração > Documentos eletrônicos > compartilhados comigo) e anexado ao processo de diplomação. Se o estudante preferir, poderá retirá-lo impresso presencialmente na CCA-JP, basta comparecer durante o horário de atendimento do setor, das 7h às 21h.

Comunicação, Cerimonial e Eventos