Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 07 > IFPB publica edital de proficiência para línguas estrangeiras

IFPB publica edital de proficiência para línguas estrangeiras

Provas serão para os idiomas inglês, francês e espanhol. Inscrição de 19 a 29 de julho
por publicado: 19/07/2022 13h39 última modificação: 19/07/2022 13h39

O Instituto Federal da Paraíba abriu inscrição para os interessados em realizar Exame de Proficiência em Leitura e Compreensão de Textos em Línguas Estrangeiras. Os idiomas disponíveis são Inglês, Francês e Espanhol.

Confira aqui o Edital da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) e da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter) para Programas de Pós-Graduação.

O exame de proficiência é direcionado ao público interno do IFPB que esteja matriculado ou inscrito em programa de pós-graduação. Neste edital, enquadra-se como público interno os estudantes do ensino superior do IFPB, servidores ou alunos dos próprios cursos de pós-graduação do IFPB.

A inscrição deve ser realizada de 19 a 29 de julho, por meio de formulário eletrônico, anexando a documentação exigida. No dia 01 de agosto, será divulgada a lista de inscritos, cabendo prazo de recurso no dia seguinte.

A prova de proficiência deve ser aplicada no dia 04 agosto na Reitoria do IFPB e nos campi de Patos e Campina Grande. Cada idioma terá um horário/turno de aplicação diferenciado.

O interessado pode se inscrever para mais de um idioma. A prova terá três horas de duração com questões objetivas formuladas em língua portuguesa.

É possível utilizar dicionário impresso na ocasião, mas é proibido o empréstimo de qualquer material ou utilização de meios eletrônicos. Aqueles que obtiverem mais de 70 na prova serão considerados aprovados.

Cabe ao candidato inscrito na prova averiguar se o seu programa de pós-graduação aceitará o resultado do exame de proficiência do IFPB. O objetivo da prova é verificar o nível de compreensão de leitura na língua estrangeira.

Os participantes terão direito a Declaração de Participação em Exame de Proficiência, constando a nota obtida. O prazo de validade do exame é de dois anos, a partir do resultado.

O resultado preliminar está previsto para ser divulgado até o dia 10 de agosto. O IFPB não emitirá declarações de equivalência do Exame de Proficiência de Leitura em Língua Estrangeira com outros exames ou instrumentos verificadores de proficiência linguística.