Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 07 > IFPB conquista 04 ouros e 02 bronzes em olimpíada de astronomia

IFPB conquista 04 ouros e 02 bronzes em olimpíada de astronomia

Evento está na sua 25ª edição e tem objetivo de despertar o interesse pela astronomia
por publicado: 25/07/2022 13h45 última modificação: 25/07/2022 13h45

O Instituto Federal da Paraíba - IFPB fez bonito na Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA, realizada no mês de maio. O resultado foi divulgado no início de julho e premiou 06 estudantes do IFPB-JP com quatro medalhas de ouro e duas de bronze. A prova da OBA 2022 aconteceu de forma presencial com estudantes do ensino médio dentro do instituto com supervisão dos professores aplicadores das provas.

Essa foi a 25ª edição da OBA que contou com estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas, localizadas em aéreas urbanas e rurais.  Não há exigência de número mínimo ou máximo de alunos por escola, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente.

Nesta edição da Olimpíada, o IFPB contou com 12 estudantes O docente Allysson Macário coordena o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (NEPA – IFPB), que apoia os alunos na participação em Olimpíadas e Concursos. O objetivo da OBA é divulgar e aproximar a astronomia dos estudantes, além de estimular a curiosidade e a ciência. Segundo informou Macário, nos testes, os alunos precisam ter conhecimento da física, Leis de Newton, astronomia, astronáutica, gravitação e sistema solar.

Em dezembro deste ano, o IFPB estará presente com 03 equipes na Mostra Brasileira de Foguetes-MOBFOG 2022, que ocorrerá no Rio de Janeiro. A MOBFOG é realizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), essa última também parceira da  OBA.

Vaja os medalhistas do IFPB na OBA 2022:

Sami Adissi - Instrumento Musical 2º ano (ouro)

Daniel Gomes - Eletrônica 3º ano (ouro)

Gabriel Aguiar - Informática 3º ano (ouro)

Yann Fragoso - Eletrotécnica 2º ano (ouro)

Samuel França - Instrumento Musical 2° ano (bronze)

Bianca Oliveira – 3° ano de eletrônica (bronze)

*Ernani Baracho –Jornalista do IFPB