Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 05 > Entrevista com o candidato eleito para Diretor Geral do campus

Noticia

Entrevista com o candidato eleito para Diretor Geral do campus

Professor Ricardinho falou das suas expectativas para a gestão
por publicado: 10/05/2022 14h04 última modificação: 10/05/2022 14h04

O candidato eleito para Direção Geral dos campi do IFPB, professor Ricardo, concedeu uma entrevista as jornalistas Daniela Espínola e Juliana Gouveia para falar sobre suas perspectivas de gestão para o quadriênio 2022-2026. 

1 – Essa foi sua primeira campanha para Diretor Geral e a primeira, no IFPB, realizada em formato virtual. O que você achou da experiência? 

Como primeira campanha, eu achei algo muito desafiador. Confesso que no começo, a ansiedade tomou conta de mim, mas aos poucos eu fui aprendendo a vivenciar o processo e, com isso, lidando cada vez melhor com cada nova experiência que fui vivenciando. Isso foi muito importante porque me gerou um ganho de experiência sobre o processo em si e sobre como é estar sendo candidato a um cargo de tamanha importância. Também me ajudou a aguçar o sentido de observação, de aprendizado, que é um processo eterno e contínuo de sempre estarmos estudando, independente da área que a gente está atuando. Nesse caso, os estudos foram voltados às questões da gestão de um campus. Com relação ao formato virtual, também foi algo bastante desafiador porque nós já vivenciamos um período de atividades de ensino não presenciais, ou seja, o mundo virtual já esteve bem presente nos últimos dois anos. Em um determinado momento, nós começamos a vivenciar o híbrido e percebemos que ambas as oportunidades nos trouxeram desafios únicos, mas acredito que de maneira geral, a experiência foi positiva. 

 

2 – Como você avaliou a participação da comunidade acadêmica nas eleições? 

Eu acredito que, de maneira geral, nós tivemos uma boa participação da comunidade nas eleições. As redes sociais permitiram um contato mais direto e rápido entre nós candidatos e o público eleitorado, que é a nossa comunidade, bem como os momentos de interação presencial, que também nos trouxeram essas oportunidades. Eu percebi a comunidade, como um todo, preocupada com relação ao que nós como candidatos, na então eleição, tínhamos em mente para desenvolver no nosso campus e o que a gente pensava de melhorias para o IFPB como um todo. Então, eu destaco essa característica, foi uma participação de muito zelo e de preocupação para com o futuro do nosso campus e do nosso IFPB.

 

3 – Um dos princípios que norteiam sua proposta de gestão é o compromisso com uma gestão pautada no modelo participativo. O que a comunidade acadêmica pode esperar dessa gestão? 

A participação da comunidade dentro de uma gestão é algo que qualquer gestor busca e que está cada vez mais presente em nossa sociedade. Então, a ideia é que a gente possa fornecer os meios possíveis para que a nossa comunidade tenha acesso às ações da gestão. Nesse sentido, os meios de comunicação são peças-chaves dentro desse processo. Nossa proposta é fazer com que a comunidade possa estar mais junto de nós por meio dessa comunicação e também do contato direto, permitindo agendas nas quais a gente possa ter momentos com a comunidade, com seus representantes, para escutar a demanda direto daquele que é o nosso público-alvo. A escuta vai ser uma ferramenta poderosa para que a gente possa construir, de fato, esse modelo participativo tão almejado e planejado no nosso plano de gestão. 

 

4 - Qual o papel da educação pública na sua trajetória como estudante e docente? Qual sua expectativa para contribuir com a educação agora como gestor? 

Se formos falar aqui sobre a importância da educação pública na minha trajetória, passaremos um belo tempo, mas posso te dizer que a minha vivência dentro da educação pública, nos anos de ensino médio, da graduação e das pós-graduações foram essenciais para que, hoje, como educador, como servidor público, eu possa ter a oportunidade de retribuir tudo aquilo que me foi permitido durante a minha vida de estudante. Ter a oportunidade de estar, hoje, atuando como docente para conseguir fazer com que a educação esteja cada vez mais acessível a nossa comunidade em geral é uma honra. Minha expectativa é que a gente consiga fazer com que a nossa instituição continue cada vez mais alcançando a nossa comunidade, não só da cidade de João Pessoa, mas de todos aqueles que se sentirem acolhidos e atraídos a estarem conosco nessa grande família que é o IFPB, de maneira que os processos educacionais como um todo continuem a ser desenvolvidos do ponto de vista da qualidade que é a marca registrada do IFPB. Esse cuidado que a gente tem na formação de nossos estudantes é uma formação integral, integrada, humana e nas características de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Esperamos que a gente possa fazer com que isso continue a crescer, mesmo remando contra a maré de um cenário em que a educação, cada vez mais, está sendo desvalorizada. 

 

5 - Você é um professor jovem que sabe interagir bem com os estudantes. O que os estudantes podem esperar do seu estilo de gestão? 

Nós sabemos que o estudante é a razão de existir dos Institutos Federais e ter essa interação direta com os estudantes é de extrema importância. Obviamente que o nosso corpo docente e de servidores técnico-administrativos têm plena consciência disso. Os estudantes podem esperar da nossa gestão o trabalho árduo para que a gente consiga fazer com que as ações que nossos servidores estejam desenvolvendo venham para aprimorar cada vez mais essa educação que os estudantes já recebem. No dia a dia, a nossa ideia é que eles consigam sentir esse reflexo em acesso a melhores espaços, um campus que está em constante crescimento e mudança estrutural, modernização dos equipamentos, que já é um processo que vem sendo realizado pela gestão atual. Nosso objetivo é trazer oportunidades para o desenvolvimento humano e profissional de nossos estudantes, possibilitando um maior acesso a oportunidades de estágio, acompanhar os nossos estudantes na sua vida de egresso, levando em consideração as oportunidades de emprego, que possamos apresentar aos nossos estudantes através de parcerias. O estudante é o centro do nosso estilo de gestão e esperamos que ele possa estar junto conosco acompanhando e construindo esse estilo que pretende dar continuidade ao que vem sendo feito, trazendo melhorias para o dia a dia do nosso estudante no processo de ensino-aprendizagem.

  

6  –  Avaliando a atual conjuntura do país, quais serão os principais desafios da sua gestão à frente do campus João Pessoa? 

Esse é um ponto de extrema importância: a conjuntura atual do nosso país. Estamos passando por momentos desafiadores, em parte por efeitos da pandemia e em grande parte por questões de não priorização da educação dentro do nosso cenário nacional e isso é um desafio para qualquer gestor. Entretanto, nós também estamos acompanhando os esforços que o IFPB - a nível de Reitoria e campus João Pessoa - vem fazendo para que continuemos ofertando uma educação digna e de qualidade para os nossos estudantes. Sendo bem objetivo, nós teremos o desafio de trazer mais investimentos para nossa instituição, considerando que o nosso campus é centenário, assim, questões ligadas à infraestrutura do campus e à recuperação da nossa comunidade como um todo em um cenário pós-pandêmico serão um grande desafio.  Nós queremos trazer nossa comunidade de volta para o convívio diário, fazendo com que o retorno seja o mais salutar possível, disponibilizando uma infraestrutura digna e levando em consideração que precisamos, sim, correr atrás de orçamento suficiente para que esse trabalho seja desenvolvido dentro das melhores condições possíveis.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos

registrado em: