Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 04 > Aula inaugural do Qualifica Mais Progredir é realizada no campus João Pessoa

Aula inaugural do Qualifica Mais Progredir é realizada no campus João Pessoa

Curso de Microempreendedor Individual deve iniciar em Santa Rita e Campina Grande na próxima semana
por publicado: 26/04/2022 08h25 última modificação: 26/04/2022 08h25

O programa Qualifica Mais Progredir iniciou as atividades do curso de Microempreendedor Individual (MEI) no Instituto Federal da Paraíba nesta terça-feira, 19 de abril. Uma aula inaugural foi realizada no campus João Pessoa do IFPB, com as turmas do turno da tarde e noite. Nos dias 25 de abril, devem iniciar as aulas no campus Campina Grande e no dia seguinte no campus Santa Rita.

O coordenador adjunto do programa no campus João Pessoa, Alysson Régis, considerou muito enriquecedor este primeiro encontro com os 140 estudantes, divididos em turmas de 35 alunos. Segundo Alysson, o principal objetivo foi realizar um acolhimento, sensibilizando a turma para o curso e apresentando o IFPB para eles. O curso de qualificação profissional tem 160 horas de duração e está com inscrições abertas para novas turmas por meio do CRAS.

O professor Alysson frisou que todos os professores do curso de MEI fizeram questão de participar do momento, falando um pouco como deve ser cada disciplina. A equipe de orientadoras, supervisores de curso e apoio às atividades acadêmicas e administrativas se apresentaram aos estudantes e também mostraram os ambientes da instituição pra se familiarizarem. Um momento motivacional também foi realizado com cada aluno podendo se apresentar e contar um pouco sua trajetória e expectativa com o curso.

As boas vindas aos alunos do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) também foram dadas pela coordenação sistêmica do Programa que tem a frente o servidor Rhenan Borges Varela. Ele fez uma breve explanação sobre o funcionamento do programa do governo federal, fomentado pelos Ministérios da Educação e da Cidadania e que é realizado em parceria com as prefeituras, responsáveis pela captação dos estudantes.

"A oferta do curso tem uma relevância enorme para a instituição e para os estudantes, pois visa a formação de pessoas que estarão aptas a se registrarem como MEI, bem como propicia a capacitação daquelas que já são formalizadas como MEI, o que gerará novas oportunidades de trabalho e renda, além de resultados positivos para a economia local e da região”, declarou Rhenan. Representando a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, estava presente a diretora de Extensão Tecnológica, Yana Dantas.

A prefeitura de João Pessoa também enviou gestores da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) para dar uma palavra aos primeiros alunos. Participaram do evento a coordenadora do programa Acessuas Trabalho, Kaline Guerra, o assessor de articulação política e social, Ailton Ribeiro Júnior, e Lizandro Lopes, representando a secretária executiva Raissa Lacerda.

Ao final, um case de sucesso foi apresentado pela proprietária da Soparia Tia Cris, Ana Cristina Melo, com o tema “Empreender por inspiração”. Cris tem mais de 40 anos de cozinha e seis como empresária, tendo mais de 90 mil seguidores em rede social e tendo e-book com receitas e dicas de negócio. “Muitos alunos já falaram com ela após a apresentação, porque se sentiram representados. Assim como ela, eles têm a trajetória de vida entrelaçada ao trabalho”, comentou o coordenador Alysson Régis.

A equipe gestora do campus João Pessoa do IFPB também se fez presente em momentos dos eventos com as boas vindas do diretor geral Neilor Cesar Santos e do chefe do Departamento de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Desafios Acadêmicos, Leandro Amorim. Um coffee break foi servido ao final do evento.

Para saber mais sobre o curso de MEI e como realizar inscrição para novas turmas, acesse aqui.

Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB / Fotos: cedidas pelos organizadores do evento