Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 01 > Projeto desenvolve modelagem virtual em realidade aumentada do Centro Cultural São Francisco

Noticia

Projeto desenvolve modelagem virtual em realidade aumentada do Centro Cultural São Francisco

Qualquer usuário pode interagir, utilizando o aplicativo Augin, no seu smartphone
por publicado: 10/01/2022 09h40 última modificação: 10/01/2022 09h40

A aluna Natália Bezerra, do Curso Técnico Integrado em Edificações IFPB campus João Pessoa, sob orientação da professora Marcela Sarmento e coorientação do professor Manoel Brito, desenvolveu uma pesquisa inédita a nível de cursos técnicos. 

O projeto consiste em um levantamento arquitetônico, modelagem virtual e experiência na realidade aumentada de três elementos do Centro Cultural São Francisco, localizado no centro da cidade de João Pessoa: o Cruzeiro, símbolo do Cristianismo; o Claustro, que consiste na parte mais antiga do complexo arquitetônico, finalizado em 1730; e o  Balaústre, que são peças arquitetônicas muito utilizadas desde os tempos da Renascença. 

Por meio de um painel interativo, no qual contém imagens dos elementos arquitetônicos, seguidas de uma breve descrição e QR Codes, o usuário consegue ter uma experiência em realidade aumentada por meio do smartphone, utilizando o aplicativo Augin. A obra arquitetônica foi escolhida por apresentar características singulares do período colonial e faz parte do Trabalho de Conclusão do Curso da aluna.

cruzeiro.jpeg"Diante do que foi trabalhado, concluímos que a aplicação da Realidade Aumentada para a visualização de elementos arquitetônicos possibilita uma melhor compreensão na narrativa do patrimônio. Narrativa que pode ser desenvolvida e explorada por qualquer pessoa”, afirmou Nathália. 

A professora Marcela acredita que a pesquisa da aluna irá abrir caminhos para o desenvolvimento de outros projetos na área. “É um trabalho inovador e inédito a nível de cursos técnicos. Envolve conhecimentos de história, arquitetura e muita tecnologia. Essa metodologia poderá ser aplicada para vários outros objetos e situações”. 

Para conhecer a experiência de Realidade Aumentada do Centro Cultural São Francisco, basta fazer o download do aplicativo Augin, no seu smartphone, abrir a câmera e mirar para os códigos disponíveis aqui. 

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos

registrado em: