Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 01 > Consuper aprova realização das eleições para reitor e diretores-gerais dos campi por meio do Suap

Noticia

Consuper aprova realização das eleições para reitor e diretores-gerais dos campi por meio do Suap

A medida é parte das ações da Instituição para evitar a propagação da Covid-19
por publicado: 24/01/2022 17h52 última modificação: 24/01/2022 17h52

O Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) aprovou a realização da consulta à comunidade escolar para escolha de Reitor e diretores-gerais dos campi através de sistema eletrônico remoto (SUAP). A proposta foi votada na 30ª Reunião Extraordinária do Conselho Superior, realizada por meio de Webconferência sob a presidência do reitor Nicácio Lopes, com relatoria do diretor-geral do Campus Cabedelo, Lício Romero. 

Acesse aqui a resolução

A aprovação do documento permite que o processo eleitoral da Instituição seja realizado por meio do Suap.  O pleito, Conduzido por uma Comissão Central 16 comissões locais,  viabilizará a escolha do reitor e dos diretores-gerais dos seguintes Campi: Campina Grande, Cabedelo, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Esperança, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Santa Rita, Sousa, Guarabira e Santa Luzia para o quadriênio 2022-2026.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Central, Fábio Albuquerque, a proposta surgiu durante as reuniões realizadas tanto com as comissões locais, quanto com os integrantes da Comissão Central, em resposta ao agravamento da pandemia de Covid-19. 

Em sua relatoria, o professor Lício Romero ressaltou que alguns Institutos da Rede Federal já utilizam softwares para a realização da votação remota em eleições para reitores e diretores-gerais. De acordo com o relator, o parecer favorável foi dado pela Controladoria Geral da União (AGU) e pela Advocacia Geral da União (AGU)  esclarecendo que não há impedimento para a realização de pleitos eleitorais de forma remota, desde que sua adoção seja aprovada e normatizada pela Instituição por meio do seu Conselho Superior. O documento foi concebido em  resposta à consulta do Instituto Federal do Maranhão em conjunto com o Instituto Federal Farroupilha e o Instituto Federal de São Paulo. 

Alguns conselheiros chamaram a atenção para problemas que podem ocorrer durante o processo, entre eles uma possível baixa adesão da comunidade estudantil, como já aconteceu em pleitos anteriores, além das dificuldades técnicas que podem ocorrer. Frente a estes obstáculos foram dadas as seguintes propostas: realização de campanhas de conscientização sobre a importância do voto, com a ampla participação dos conselheiros; realização de lives esclarecendo sobre o processo eleitoral; confecção de tutoriais sobre como votar e colocar computadores à disposição da comunidade em cada campus para a realização da votação. 

A pró-reitora de Ensino Mary Roberta conclamou toda a comunidade do IFPB para participar dessa eleição, que será a maior de todos os tempos, envolvendo 16 campi e a Reitoria do IFPB. Para ela, essa eleição representa de forma simbólica a defesa da democracia.

De acordo com o reitor do IFPB, Nicácio Lopes, o sistema de votação remota já está consolidado na Rede Federal e amparado pelas autoridades jurídicas. “O sistema já tem expertise comprovada no âmbito da Rede, já existe um arcabouço normativo que garante toda a lisura do processo”, declarou o reitor.

Texto: Iris Souto Maior - jornalista do IFPB

Arte - Luzivan Silva - programador visual

registrado em: