Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 01 > Alunos do campus João Pessoa são premiados na OBMEP

Noticia

Alunos do campus João Pessoa são premiados na OBMEP

Ao todo, foram sete medalhas e 16 menções honrosas nas olimpíadas. Três professores também foram premiados
por publicado: 24/01/2022 17h41 última modificação: 27/01/2022 10h22

Mais uma vez, o Instituto Federal da Paraíba foi destaque na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Só do campus João Pessoa, sete alunos foram medalhistas e 16 ganharam menção honrosa, além três professores que também receberam premiação.

O medalhista de ouro foi o aluno Paulo Eduardo de Lima Lourenço. Ganharam prata, Ellen Matias dos Santos Pessoa, Kaylanne da Rocha ALves e Sami Barbosa Adissi. Os medalhistas de bronze foram: Adriel Ferreira Trajano, Daniel dos Santos Gomes e Yann Victor Fideles Fragoso. Alguns estudantes também ganharam menção honrosa, são eles: Ana Bezerra, Arthur Beuttenmuller, Bianca de Oliveira, Caio Santos, Gabriel Aguiar, Gabriel Garcia, Jhully Silverio, José Victor Goncalves, Luan Monteiro, Luandson Torres, Luiz Felipe Araujo, Luiza Silva, Samuel França, Sofia Gomes, Vívia Mendes e Yan Lucena. Além disso, três professores receberam premiação: Diego Ayllo da Silva Simões, Lucas Araújo Santos e Thiago Andrade Fernandes. 

Paulo Eduardo, que é concluinte do curso Técnico Integrado em Eletrônica, já havia ganhado medalhas em edições anteriores, mas o ouro veio em um momento especial. “Esse, infelizmente, foi meu último ano como competidor e como aluno do IFPB, e eu queria poder sair da instituição com alguma medalha, mas definitivamente não achei que conseguiria justo a de ouro. Fiquei muito surpreso quando vi o resultado pois, honestamente, não estava esperando por isso, mas confesso que a notícia alegrou o meu dia”. 

Além do esforço pessoal, Paulo conta que o excelente resultado foi fruto da dedicação de um grupo de docentes, que preparou os alunos para a OBMEP. “Os materiais disponibilizados pelos professores me ajudaram muito, principalmente os exercícios. Além disso, pratiquei com as provas de outras edições e com o banco de questões OBMEP, além de ler algumas das apostilas do Programa de Iniciação Científica”.

Ellen Matias, uma das estudantes contempladas com a medalha de prata da OBMEP, também já havia conquistado medalhas em edições anteriores: 3 de bronze e 1 de ouro. Mas a prata, da edição deste ano, teve um significado diferente para a estudante do curso Técnico em Contabilidade. “Fiquei muito feliz e grata, já que foi a primeira prova da segunda fase do nível 3 da OBMEP que eu fiz para valer e já comecei com a prata, um resultado que eu estava longe de esperar”.

O professor Lucas Araújo Santos, que atuou na preparação dos estudantes e também ganhou premiação da OBMEP explica que, por conta da pandemia, o treinamento dos alunos foi feito de modo remoto. Além de disponibilizar um roteiro com materiais e listas de problemas direcionados para olimpíadas, os professores realizaram encontros síncronos quinzenais, para discussão de alguns problemas e para tirar dúvidas dos estudantes. Além disso, houve ainda realização de desafios de raciocínio lógico, criatividade e capacidade de organização das ideias na resolução de problemas, fundamentos essenciais para competições de matemática. 

Para o professor, a premiação foi uma consequência dos esforços dos alunos e fruto de projeto que estimula a participação em olimpíadas, que está em fase de desenvolvimento. “É muito bom observar como a matemática, temida por tantos, vai ficando mais natural e fluida para esses jovens. Este foi apenas o primeiro ano de trabalho e esperamos continuar com esse projeto, recebendo cada vez mais alunos interessados em competições matemáticas e no que elas podem oferecer”.

 

 Comunicação, Cerimonial e Eventos

registrado em: