Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2024 > 03 > Estudante do Campus João Pessoa é aprovado em Engenharia Elétrica na Unicamp

Estudante do Campus João Pessoa é aprovado em Engenharia Elétrica na Unicamp

Yann Victor conquistou a vaga por ser premiado em olimpíadas do conhecimento
por publicado: 21/03/2024 13h32 última modificação: 21/03/2024 13h32

O estudante do IFPB Campus João Pessoa, Yann Victor foi aprovado em Engenharia Elétrica na Unicamp na modalidade em que a universidade oferece vagas para alunos premiados em olimpíadas do conhecimento.

Yann participou de diversas competições como OBA, OBFEP, OBF, OBR, além de competições de matemática com o apoio do Projeto de Ensino GOMat, desenvolvido pelos professores do IFPB Thiago Andrade, Diego Ayllo, Lucas Araújo e Djair Paulino. “O ingresso na Unicamp se deu apenas pela apresentação de uma medalha em olimpíada, não foi preciso fazer vestibular, pois a universidade reconhece o nível acadêmico dos premiados dessas competições”, detalhou.

Segundo o estudante, a participação nas olimpíadas contribuiu significativamente para sua formação acadêmica. Ele também notou diferenças quando estudava e resolvia problemas olímpicos, além da contribuição para seu crescimento intelectual. “Coisas que eu pensava que já sabia bem, descobri que não sabia quase nada. A forma que encontrei para superar esses desafios foi assistindo as aulas do GOMat”, explica Yann.

No Campus João Pessoa, o Departamento de Inovação, Pós- Graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos (DIPPED) é o setor que incentiva e apoia diretamente as ações voltadas para realização “desafios acadêmicos”. Essa pasta trabalha as diretrizes dos grupos olímpicos, como no caso de Yann Victor o Grupo Olímpico de Matemática. A coordenação de “desafios acadêmicos”, além do apoio para qualquer ação específica dos grupos, também publica os editais que ajudam no fomento dessas ações.

O chefe de departamento do DIPPED, Alysson Régis, comentou que existem editais que oferecem ajuda para a atuação dos grupos nas competições e a participação dos alunos em eventos para representarem o instituto nas fases finais. “O foco não é apenas as etapas em si, nós acreditamos que o ato formativo e educativo de vivenciar cada etapa do conjunto das olimpíadas é fundamental para a formação técnica e humana dos estudantes.”, concluiu Alysson.

Para os estudantes que pretendem seguir os passos de Yann Victor, ele recomenda que conversem com os professores envolvidos com as competições, construam boas amizades, pesquisem o máximo que conseguirem sobre as oportunidades que a olimpíadas proporcionam e busquem enxergar a beleza nos estudos.

Comunicação, Cerimonial e Eventos.