Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2024 > 03 > Campus João Pessoa recepciona docente da Argentina para uma colaboração internacional

Noticia

Campus João Pessoa recepciona docente da Argentina para uma colaboração internacional

O professor Ernesto Sánchez vai desenvolver atividades que tratam da implementação do IPv6
por publicado: 07/03/2024 11h29 última modificação: 07/03/2024 14h30

No dia 5 de março, o IFPB Campus João Pessoa recebeu o professor da Universidade Católica de Salta (UCASAL) - Argentina, Ernesto Sánchez, para uma colaboração internacional de um mês na área de Redes de Computadores. A recepção aconteceu na sala da Direção Geral e contou com a presença do Diretor Geral, professor Ricardo José Ferreira; do coordenador do Núcleo de Assuntos Internacionais do Campus JP, professor Alexandre Fonseca D'Andrea; e do professor Silvio Lucas da Silva.

A parceria é fruto do projeto de pesquisa aplicada "IPv6: Ampliando Fronteiras Digitais" do professor Silvio Lucas, realizado em 2023, que resultou em um Plano de Trabalho validado pela gestão do campus e Acordo de Cooperação entre as duas instituições, com o apoio da Reitora Mary Roberta Meira Marinho e de sua Assessoria de Relações Internacionais (Arinter). A proposta do intercâmbio é enriquecer a pesquisa em Redes de Computadores, por meio de uma parceria que fortalecerá o conhecimento mútuo entre Brasil e Argentina, além de promover a disseminação de informações.

O professor Ernesto Sánchez oferecerá cursos e palestras, coordenará reuniões técnicas de trabalho e promoverá a divulgação do projeto intitulado "Estudo da implantação do protocolo de internet versão 6 a nível regional e seu impacto nos usuários finais", destinado a docentes e discentes do IFPB.

O Protocolo de Internet versão 6 (IPv6) é a mais recente versão do Protocolo de Internet (IP), que é fundamental para o funcionamento da Internet. O IPv6 foi desenvolvido para substituir o IPv4, que estava enfrentando limitações devido à crescente demanda por endereços IP.

Para Ernesto a colaboração é importante por causa da vinculação dos países, que por mais próximos geograficamente têm suas diferenças e no quesito intercâmbio o Brasil não é a primeira opção para Argentina por falar português. Segundo ele, o intercâmbio “mostra que é possível superar essa barreira de idioma e que podemos fazer coisas em conjunto”.

Já o professor Silvio Lucas da Silva comentou sobre as similaridades nas problemáticas e necessidades de ambos os países na área de tecnologia e na área de Rede de Computadores. “Em especial com o protocolo IPv6, que é o fruto da nossa pesquisa, as dificuldades de implementação desse protocolo na Argentina são as mesmas que também temos no Brasil. E estamos conseguindo obter bons frutos”, explicou o docente do IFPB.

O projeto tem a intenção de conscientizar a comunidade acadêmica sobre o IPv6, suas problemáticas, a importância de se preservar equipamentos, redes, para diminuir possíveis problemas. Com a troca de experiências e conhecimentos, o professor Ernesto espera que os futuros profissionais que saiam do IFPB e da UCASAL saiam capacitados para trabalhar com esse novo protocolo e que fiquem mais interessados em pesquisar aspectos e particularidades do IPv6.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos.