Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2024 > 03 > Campus João Pessoa instala oficialmente Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

A inauguração do comitê aconteceu no Dia Internacional da Mulher, 08 de março
por publicado: 13/03/2024 12h47 última modificação: 14/03/2024 12h06

No Dia Internacional da Mulher, 08 de março, o IFPB Campus João Pessoa realizou oficialmente a reunião de instalação do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra Mulher Combate a Violência Contra a Mulher (COPEVIM). O evento ocorreu no ocorreu no auditório José Marques e contou com a presença de servidores e discentes.

A inauguração fez parte da programação em alusão ao Dia da Mulher, promovida pelo Campus João Pessoa, que também contou com serviços de bem-estar e saúde e o lançamento do podcast “Se te interessa a agente fala”. A iniciativa foi da Coordenação de Promoção Social e Qualidade de Vida e Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

A reunião mediada por Thalita Lacerda, presidente da comissão de criação do COPEVIM, teve a presença das figuras chaves internas e externas na construção da resolução, como a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, professora Silvana Luciane da Costa, que representou a Reitora do IFPB, a professora Mary Roberta; o diretor geral do IFPB Campus João Pessoa, professor Ricardo José; e a chefe do Departamento de Gestão de Pessoas, Dayse Ayres.

Agradecendo aos presentes, Dayse Ayres, comentou sobre a idealização do comitê que foi discutida há um ano durante a campanha contra assédio. O comitê foi identificado como a necessidade de um “olhar” mais específico para as situações que ocorriam no campus. Ela reforçou que a instituição precisa passar por um processo educativo de maneira institucionalizada. “Que possamos cada vez mais combater tudo que tenta nos barrar, tudo que tenta nos constranger, tudo que tenta nos dizer que a gente não pode”, enfatizou Dayse Ayres.

O COPEVIM tem por finalidade construir, implementar e promover coletivamente políticas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher no IFPB Campus João Pessoa. Elaborar políticas de prevenção, acolhimento e orientação às mulheres em situação de violência que estudam, trabalham e convivem no IFPB, além de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão que fortaleçam as políticas de prevenção são objetivos do comitê. O intuito é prevenir e eliminar todas as formas de violência de gênero no instituto.

O diretor geral recordou do marco que a criação do comitê se tornou para o IFPB. Agradeceu as parcerias estabelecidas para a realização da Resolução. “Gostaria que o auditório todo fosse de homens para eles entenderem e terem acesso a essa informação”, frisou Ricardo José Ferreira. O gestor também destacou a necessidade da presença de figuras femininas no grêmio estudantil durante a reunião para que as gerações possam trabalhar juntas durante o processo.

Já a pró-reitora, professora Silvana Costa, iniciou sua fala comentando sobre a força que a mulher tem para permanecer lutando mesmo em meio a adversidades. A docente falou sobre os casos de assédio que presenciou durante sua vida e incentivou ações de prevenção a violência feminina.

A gestora ressaltou que combater significa que é necessário resolver algo que já aconteceu, já prevenir é encontrar uma maneira de agir antes da violência chegar nas mulheres. “As mulheres procuram esconder as dores por trás de um sorriso, com tantas coisas que passam. Ao mesmo tempo ela tem tanta motivação para continuar vivendo e fazendo o melhor que puder”, afirmou Silvana Costa.

A reunião também teve a presença de mulheres que contribuíram para o regimento como servidora Lamara Silva, presidente da Rede de Combate ao Assédio do IFPB, e da professora Lívia Pereira, representante do Comitê de Combate à Violência contra Mulher da UFPB, além das estudantes do IFPB que fazem parte do Grêmio, Sofia Nóbrega e Maria Eduarda. As convidadas comentaram sobre a importância do Centro e suas contribuições para as mulheres do campus.

Comunicação, Cerimonial e Eventos