Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2024 > 02 > Ex-aluno de Engenharia Elétrica conquista bolsa de doutorado no Japão

Ex-aluno de Engenharia Elétrica conquista bolsa de doutorado no Japão

Luciano Rawlison de Souza Gomes começa a nova etapa em abril desse ano
por publicado: 27/02/2024 09h33 última modificação: 27/02/2024 09h33

O egresso do curso de Engenharia Elétrica do IFPB Campus João Pessoa, Luciano Rawlison de Souza Gomes, conquistou bolsa do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) para cursar doutorado. O engenheiro eletricista viaja para o Japão em abril, onde vai passar os próximos cinco anos estudando, estudando Sistemas de Optimização em Energia Solar.

No IFPB, além da graduação, o engenheiro eletricista participou do curso de extensão básico de Língua e Cultura Japonesa. Foi durante o curso, as aulas que ficou sabendo sobre os programas de bolsas de estudos que o governo japonês oferece anualmente à população brasileira, por meio do MEXT e da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA). As oportunidades vão desde treinamentos técnicos de curta duração, cursos técnicos de nível médio, graduação, pesquisa, pós graduação, pós-doutorado e treinamento pedagógico para professores do nível fundamental e médio.

A conquista de uma das duas vagas de bolsas ofertadas para candidatos do nordeste, oferecidas pelo consulado do Japão em Recife é fruto do empenho do ex-aluno do IFPB e a escolha pelo país para cursar uma pós-graduação internacional do interesse pela cultura nipônica. Luciano conta que sempre gostou de ler mangas, assistir animes e jogos eletrônicos.

“Trabalhei duro, no limite, foi sofrido, mas valeu muito a pena. Ter sido contemplado este ano é a realização de um sonho. Saber que, além de alavancar minha vida profissional, vou vivenciar a cultura japonesa por cinco anos, visitar lugares que li nos livros, conhecer pessoas de vários países e que vou estudar em uma das melhores universidades do mundo é muito gratificante”, frisou o futuro doutorando.

Para o futuro doutorando, a experiência não se resumirá apenas a ganhos pessoais e profissionais, ele afirma que pretende se tornar “uma ponte entre os dois países, entre as duas sociedades”. Luciano que levar a cultura brasileira para o Japão e quando retornar trazer para o Brasil a cultura japonesa. “Entendo que em minha estada lá serão cinco anos trabalhando duro, como os japoneses fazem. Vou me esforçar bastante para absorver ao máximo as oportunidades que me serão dadas”, frisou.

Comunicação, Cerimonial e Eventos