Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2024 > 02 > Estudante de Controle Ambiental foi aprovado para o curso de Medicina da USP

Estudante de Controle Ambiental foi aprovado para o curso de Medicina da USP

Guilherme Moreira obteve 802,5 pontos no ENEM
por publicado: 01/02/2024 13h48 última modificação: 01/02/2024 13h48

Com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, os resultados do esforço e empenho dos estudantes do IFPB Campus João Pessoa começou a aparecer. As primeiras notícias positivas vieram das notas da redação, que revelaram mais 40 estudantes alcançando resultados acima de 900 pontos.

Algumas universidades já divulgaram a relação de candidatos aprovados, como a Universidade de São Paulo – USP. Com a média geral no ENEM de 802,5 pontos, Guilherme Moreira de Queiroz Coutinho foi um dos aprovados para o curso de Medicina da USP.

O estudante do IFPB Campus João Pessoa contou que sempre gostou da área de Ciências da Natureza, especialmente as Ciências Biológicas e tinha o sonho de cursar Medicina, por isso optou pelo curso de Controle Ambiental. Ao longo do curso, Guilherme foi tendo mais certeza de que escolheria um curso da área de Saúde.

“A escolha por Medicina sempre foi algo certo para mim, mas nunca tive certeza sobre cursar na USP, porque parecia algo além do alcance. No entanto, a maturidade cultivada ao longo dos anos no IFPB e o imenso apoio recebido por amigos, professores e servidores do instituto fizeram com que eu conseguisse superar as dificuldades durante a preparação para o vestibular”, frisou.

Segundo o futuro estudante de Medicina, o ano de preparação para o ENEM foi repleto de incertezas e dúvidas, mas com o apoio da comunidade do IFPB e o desenvolvimento pessoal estimulado pelo instituto o ajudou muito na preparação para o exame. “Os conteúdos assimilados nas disciplinas, inclusive nas disciplinas técnicas, forneceram uma boa base para a preparação, e meus professores tornaram esse processo ainda mais descomplicado”, afirmou Guilherme ao falar sobre como o ensino do IFPB Campus João Pessoa o ajudou no preparo para ingressar em um curso tão concorrido como Medicina na USP.

Para os colegas que sonham em ser aprovados em seleções concorridas, Guilherme reforça que é muito importante ter determinação para não desistir ou desmotivar ao longo do processo. “Busquem manter um círculo de amigos que lhe deem apoio e acreditem no seu potencial, pois isso é essencial para manter-se focado e para não se desanimar frente aos obstáculos”, acrescentou.

Ele revelou que a organização pessoal e de estudos e manter os objetivos em mente é fundamental. Outras dicas são estabelecer uma estratégia de estudos, para construir uma base com aulas teóricas, praticar exercícios e simulados para consolidar esse conhecimento aprendido. “Por fim, é fundamental acompanhar suas metas e, sobretudo, celebrar seu desenvolvimento a cada passo dado”, concluiu.

Comunicação, Cerimonial e Eventos