Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 12 > Campus João Pessoa promove 2° Encontro de Gestores

Noticia

Campus João Pessoa promove 2° Encontro de Gestores

O encontro é realizado nos dias 12 e 13/12 com o objetivo de avaliar o ano de 2023 e planejar as ações de 2024
por publicado: 13/12/2023 11h37 última modificação: 14/12/2023 16h34

Um momento de reflexão e avaliação, além do planejamento de ações para o futuro. Essa é a proposta do 2º Encontro de Gestores do IFPB Campus João Pessoa. O evento acontece nos dias 12 e 13 de dezembro. Nessa terça-feira (12) foi realizado o último módulo da Capacitação dos Gestores ano 2023 e a abertura do Encontro de Gestores, no auditório José Marques.

Na oportunidade professor da UFPB e facilitador do curso, Anielson Barbosa da Silva, apresentou a palestra Liderança Sensível. O docente reforçou que o líder deve possuir sensibilidade para perceber o que está acontecendo ao seu redor, para isso precisa desenvolver uma liderança baseada nos relacionamentos, na sensibilidade política e em valores orientados para o próximo (ética), para o bem comum.

“O líder sensível precisa ter a capacidade de perceber as emoções dos colaboradores, suas expectativas, opiniões e percepções. Também deve perceber os objetivos e interesses dos diversos grupos que participam do jogo político e perceber o ambiente macro social da organização”, pontuou Anielson.

O palestrante explicou que é a Liderança Sensível requer o desenvolvimento da Inteligência Emocional que envolve cinco dimensões: autoconhecimento; talento social; empatia; automotivação; e autocontrole. Ele finalizou elencando as principais características da Liderança Sensível, dentre elas: a valorização das habilidades e potencial de desenvolvimento de cada colaborador; e saber escutar.

Em seguida o diretor geral do IFPB Campus João Pessoa, professor Ricardo José Ferreira, fez a abertura oficial do 2º Encontro de Gestores e aproveitou para a agradecer a colaboração de cada gestor nas diversas áreas de atuação. “Cada um dentro de suas funções, mas somos todos servidores públicos e estamos como gestores nesse momento”, ressaltou.

O encontro de gestores acontece anualmente e é uma oportunidade para se fazer a avaliação do que foi realizado e planejar as ações para os próximos anos. Ricardo fez uma reflexão a partir de três perguntas: Quem é você no IFPB? O que foi 2023 para você? O que você espera em 2024?  “Somos servidores públicos e estamos como gestores para atender a comunidade como um todo”, frisou.

Ricardo destacou que 2023 foi um ano em que os gestores aprenderam a observar, diagnosticar, atender, ouvir, acolher, direcionar e servir. O gestor lembrou que durante o ano foram necessários muitos ajustes e esperas, mas que cada gestor se empenhou e por o esforço de cada um para fazer as coisas acontecerem deve ser valorizado.

“Para 2024, espero que possamos fortalecer ainda mais o trabalho, por meio do processo de união das equipes, não só pelo simples atendimento de demandas, mas pelo fortalecimento da conexão entre os setores. No próximo ano vamos focar em três aspectos fundamentais para a gestão como um todo: a colaboração, a comunicação e o compartilhamento”, concluiu.

Na quarta-feira, dia 13, o encontro continua na Casa Fiep, onde parte da gestão estratégica do campus vai se reunir, a partir das 08h e participar da oficina “Competência Gerencial Socioemocional”, que será ministrada pelo professor Anielson Barbosa. No turno da tarde será realizada a atividade “Conexões e Colaboração em Gestão”, realizada pelo professor Márcio Carvalho, coordenador de Planejamento. Em seguida o diretor geral, professor Ricardo José Ferreira, vai conduzir a Avaliação e Planejamento da Gestão para 2024.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos