Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 11 > Programa de Educação para Aposentadoria está formando mais uma turma

Noticia

Programa de Educação para Aposentadoria está formando mais uma turma

As atividades se iniciaram no dia 08 de novembro e se encerram no dia 01/12
por publicado: 27/11/2023 11h12 última modificação: 28/11/2023 11h14

Com o objetivo de proporcionar reflexão e conhecimento sobre diversos aspectos relacionados a etapa de aposentadoria, o IFPB Campus João Pessoa deu início as atividades do Programa de Educação para Aposentadoria. A abertura da quarta edição do programa ocorreu nos dias 08, 09 e 10 de novembro, no Hotel Fazenda de Barra de Camaratuba.

O programa é uma ação de capacitação e desenvolvimento humano do Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas - DGDP e tratou de temas como, previdência, finanças, empreendedorismo, família, cultura, saúde, lazer e bem-estar. Programa de Educação para Aposentadoria é realizado no formato de curso modular e inclui diversas atividades práticas, ministradas por profissionais de várias áreas, o que favorece o dinamismo e a integração entre os participantes.

“A expectativa quanto a aposentadoria e, consequentemente, a quebra do vínculo institucional, muitas vezes provocam sentimentos como ansiedade, insegurança, medo, apego, resistência à mudança e tristeza, que acabam desencadeando um sofrimento psicológico. Esses fatores são sinais de alerta, pois podem ocasionar sérios problemas de saúde, tais como: adoecimento mental, adicção e alcoolismo”, alerta a Chefe do DGDP Dayse Ayres. Por isso a importância do programa, já que promove a valorização dos servidores, a partir do cuidado com a sua saúde e bem-estar.

A preparação para aposentadoria é um processo e cada servidor precisa de um tempo específico para se planejar. Essa empreitada exige também reflexão quanto à administração do tempo que o servidor terá disponível, a exemplo de práticas de voluntariado, a utilização de espaços de lazer ou mesmo a realização de novos empreendimentos.

“É indispensável pensar o futuro por meio da reconstrução de sonhos, metas, ideias e da identificação de talentos pessoais, potencialidades e oportunidades. Tendo isso em conta, o programa proporciona vivências e experiências enriquecedoras, com profissionais qualificados e em lugares capazes de oferecer contato com a natureza, bem-estar e conhecimento cultural”, explica Dayse.

A última etapa do programa está prevista para acontecer no dia 01 de dezembro, quando da turma da quarta edição do programa fará uma viagem ao santuário de Santa Rita e Cássia na cidade de Santa Cruz – RN.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos com informações do Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

registrado em: