Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 11 > Evento promovido pelo IFPB e UFPB apresenta avanços em materiais e tecnologias não convencionais

O 19º NOCMAT & EXPOMAT: Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil foi realizado de 06 a 08/11
por publicado: 10/11/2023 14h09 última modificação: 10/11/2023 14h10

No período de 06 a 08 de novembro, João Pessoa sediou a 19ª edição da Conferência Internacional de Materiais e Tecnologias Não-Convencionais - NOCMAT. O evento é fruto da parceria entre a Universidade Federal da Paraíba e o Instituto Federal da Paraíba, com o apoio da Associação Brasileira de Ciência de Materiais e Tecnologias Não-Convencionais - ABMTENC. A conferência reuniu acadêmicos, representantes de agências governamentais e não governamentais na busca por soluções inovadoras que reduzam as mudanças climáticas.

O evento abordou temas relacionados a tecnologias energeticamente eficientes, novos materiais e métodos construtivos não convencionais, como o uso de bambu, fibras naturais, terra crua e resíduos diversos. O objetivo central foi promover a reflexão sobre engenharia econômica, durável, energeticamente eficiente, ecológica e sustentável.

Além de conferências, palestras e minicursos, a NOCMAT contou com a realização da 1ª Exposição de Materiais e Tecnologias Não Convencionais para Construção Civil - Expomat. A exposição apresentou projetos e pesquisas sobre o desenvolvimento de materiais de construção não convencionais, entre eles se destacaram os produzidos pelo IFPB.

As pesquisadas produzidas pelo Instituto Federal apresentadas na Expomat foram: Desenvolvimento de materiais de construção não convencionais, do Campus Campina Grande, orientado pela Professora Camila Macedo Medeiros; 3DCP ECO hOUSE, do IFPB Campus João Pessoa, orientado pelo professor Marcos Alyssandro Anjos; e Tecnologias sociais na base de economia circular – Uma alternativa sustentável na cadeia produtiva do marisco no estuário do rio Paraíba – PB, também do Campus João Pessoa, orientada pelo professor Mauricio Zorro.

A ambientação do evento foi realizada pelos estudantes dos cursos de Tecnologia em Design de Interiores e Bacharelado em Engenharia Civil do IFPB Campus João Pessoa, sob a orientação dos docentes Nivaldo Ribeiro, Flora Meira e Mellyne Palmeira. O IFPB também contribuiu com a parte cultural do evento com a apresentação muisical da professora do curso técnico em Instrumento Musical, Marina Tavares. Outra contribuição da instituição foi a participação ativa de 16 alunos do curso de bacharelado em Engenharia Civil como monitores do evento.

Comunicação, Cerimonial e Eventos com informações da Coordenação do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil