Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 10 > Palestra marca a abertura da XVIII SECT

Palestra marca a abertura da XVIII SECT

A palestra "Sustentabilidade: das mudanças climáticas às responsabilidades e comprometimento na promoção da ciência e tecnologia” foi ministrada pela professora da UFCG, Ricélia Soares
por publicado: 18/10/2023 16h13 última modificação: 18/10/2023 16h15

O campus João Pessoa abriu a XVIII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia (SECT) cujo tema é: "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável" com a palestra: “Sustentabilidade: das mudanças climáticas às responsabilidades e comprometimento na promoção da ciência e tecnologia”, ministrada pela professora Ricélia Maria Marinho Soares, docente associada da Universidade Federal de Campina Grande, do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, campus Pombal. O evento foi transmito ao vivo pelo canal do campus João Pessoa no YouTube, assista neste link.

A cerimônia de abertura aconteceu nesta terça-feira (17), às 19h, no Auditório José Marques.  O evento é organizado pelo Departamento de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos (DIPPED) e busca propiciar um espaço de troca de saberes gerados na Instituição, além de apresentar a comunidade interna e externa toda a produção cultural, técnica e acadêmico-científica do campo João Pessoa e promover a integração com a sociedade por meio da mostra da multiplicidade de formas de saber, de aprender e ensinar. A solenidade foi precedida pelas apresentações musicais dos alunos Davi e Rafael e do  Grupo Vocal, ambos do Curso Técnico em Instrumento Musical.

O coordenador-geral da SECT Alysson Regis celebrou a 18ª edição da SECT. Para ele, este é um evento que transforma o Campus João Pessoa em um espaço de diálogo, de troca e de construção do conhecimento. Alysson ressaltou a importância do tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Segundo ele, o tema foi orientado pela gestão nacional da Semana de Ciência e Tecnologia e acolhido pelo campus João Pessoa.  Alysson considera pertinente realizar essa discussão, já que, para ele, é uma discussão muito presente nos cursos ofertados pelo campus e é importante tanto para a formação tecnológica e profissional quanto para a vida.

Público SECT.jpg

O diretor-geral do Campus João Pessoa, Ricardo José Ferreira, que está em missão institucional em Brasília, disse por meio de um vídeo apresentado durante a cerimônia, que não tem dúvida de que o evento será um sucesso. “Nessa 18ª edição, nós estamos muito felizes por tudo que foi construído até aqui, e tenho certeza de que será uma semana de muito aprendizado, conhecimento e experiência”, declarou.

Para o diretor de Desenvolvimento de Ensino Rafael do Rego Barros a SECT é um momento de compartilhar tudo que é  desenvolvido no Campus. “É um momento único tanto para a nossa comunidade interna quanto para a comunidade externa", comentou.

A pró-reitora de Pesquisa Inovação e Graduação do IFPB, Silvana Cunha Costa, na ocasião representando a reitora Mary Roberta, falou da alegria de ver mais um evento como este realizado e destacou a quantidade e a qualidade dos trabalhos que compõem a programação da SECT 2023.

A SECT será encerrada no dia 21 de outubro. A programação contempla diversas atividades, incluindo palestras, minicursos, oficinas, mesas redondas, teatro, ações culturais, encontros e muito mais. Confira a programação completa.

Iris Souto Maior - jornalista do IFPB - Reitoria