Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 10 > Instituto Federal da Paraíba inicia construção de Acordo de Cooperação Internacional com a Universidad Católica de Salta

Destaque

A apresentação da minuta do acordo ocorreu durante uma reunião realizada no Campus João Pessoa
por publicado: 18/10/2023 15h52 última modificação: 18/10/2023 18h14

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, deu início a construção um Acordo de Cooperação Internacional com a Universidad Católica de Salta (UCASAL) na Argentina.  Essa parceria tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento do ensino e da pesquisa na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e abrir novas perspectivas para docentes e discentes.

A apresentação da minuta do acordo ocorreu durante uma reunião realizada no IFPB - Campus João Pessoa, no dia 11 de outubro, com a presença de figuras-chave nesse processo. Ricardo José Ferreira, Diretor Geral do IFPB, e Alexandre Fonseca D'Andrea, Coordenador do Núcleo de Assuntos Internacionais, juntamente com o professor Silvio Lucas da Silva. O principal objetivo da proposta é facilitar a mobilidade de docentes e discentes entre as instituições, com ênfase na exploração do protocolo IPv6 em redes de computadores.

A motivação por trás dessa colaboração tem raízes profundas e uma história de quase uma década. O professor Silvio Lucas compartilhou detalhes, explicando: "Eu usava uma ferramenta da Universidade de Roma para ensinar redes de computadores. Isso chamou a atenção do professor da UCASAL, que estava concluindo sua pós-graduação. Após anos de contato, a parceria internacional se concretizou".

A cooperação promete enriquecer a pesquisa em redes de computadores, conectando a Paraíba e a Argentina em uma parceria que fortalecerá o conhecimento mútuo e promoverá a disseminação de informações.

Alexandre Fonseca D'Andrea, Coordenador do Núcleo de Assuntos Internacionais, enfatizou que a proposta de parceria é uma porta de entrada para a Argentina e a UCASAL, fortalecendo a pesquisa conjunta e promovendo um enriquecimento cultural mútuo. Além disso, ele ressaltou o impacto positivo dessa minuta de acordo para os alunos da área de Tecnologia da Informação, afirmando que "essa colaboração vai ampliar as possibilidades de pesquisa e desenvolvimento na área de Tecnologia, o que beneficiará diretamente nossos alunos, permitindo que tenham acesso a conhecimentos e práticas internacionais de alta qualidade."

Alexandre também mencionou a importância do acordo, quando firmado, para o ensino de línguas estrangeiras, destacando a cooperação com o Núcleo de Culturas e Línguas, que proporcionará aos estudantes do IFPB um maior contato com a língua espanhola, contribuindo para o fortalecimento das habilidades linguísticas e a internacionalização do campus.

Na reunião, o Diretor Geral do IFPB, Ricardo José Ferreira, expressou sua gratidão ao Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI) e ao Núcleo de Culturas e Línguas, liderados pelos professores Alexandre D'Andrea e José Moacir, respectivamente.

Ele reconheceu o trabalho profissional e de alta qualidade desses profissionais na construção de acordos tão importantes para a instituição. Além disso, Ricardo enfatizou a importância do acordo: “A importância é imensa e vale destacar o esforço do  professor Silvio pela parceria e a construção de todo esse trâmite burocrático, porque acaba se tornando um marco: é o primeiro  acordo de cooperação internacional submetido para apreciação pela ARINTER e Procuradoria dessa nossa gestão. É um momento de bastante alegria, é um momento de muita importância e a gente deixa registrado aqui que o nosso apoio vai continuar, não só na fala, mas também nas ações".

Para outros docentes que se sentem inspirados a seguir o mesmo caminho, Alexandre Fonseca D'Andrea incentivou a busca por informações na página da Arinter (Assessoria de Relações Internacionais) e a identificação de convênios existentes e planos de trabalho. O NAI está disponível para apoiar professores na criação de novos planos de trabalho, tornando a internacionalização uma realidade para outros departamentos e áreas de estudo no IFPB.

Comunicação, Cerimonial e Eventos