Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 10 > Estudantes do Campus João Pessoa conquistam primeiro e segundo lugares na 44ª Jornada de Foguetes

Destaque

Estudantes do Campus João Pessoa conquistam primeiro e segundo lugares na 44ª Jornada de Foguetes

O evento reuniu as equipes com o melhor desempenho da Mostra Brasileira de Foguetes
por publicado: 05/10/2023 12h00 última modificação: 05/10/2023 12h49

O IFPB Campus João Pessoa conquistou o primeiro e o segundo lugar na 44ª Jornada Brasileira de Foguetes. O evento, realizado entre 18 e 21 de setembro, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro, reuniu os competidores que se destacaram na 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

A equipe do campus João Pessoa, a ROCKET 83, é formada pelos estudantes de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e também dos cursos Técnicos em Eletrônica e Eletrotécnica: Arthur Vinicuis Ribeiro de Freitas Azevedo, Guilherme Leite Maia, Rodrigo Ernesto Andrade Silva, Isabelle de Souza Medeiros, Yan Mateus Leão de Lucena e Bianca Dantas de Oliveira, sob a orientação do professor Allysson Macário e apoio do Técnico em Laboratório de Física Cristiano Miranda.

Professor Allysson destacou que a preparação da equipe é realizada de forma intermitente. "Nós realizamos oficinas e aulas teórica e práticas para os estudantes e essas atividades perduram antes e depois da olímpiada. É uma atividade que faz parte das atividades de pesquisa e extensão do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (NEPA)". Por conta disso, o grupo acumula diversas premiações. "Essa não é a primeira vez que ganhamos a competição nacional. Antes desse evento, os discentes em questão ganharam cada um uma medalha de ouro pelos alcances realizados na Mostra Brasileira de Foguetes".

O evento no Rio de Janeiro também serviu como capacitação para os alunos, tendo em vista a vasta programação de oficinas palestras com especialistas em foguetes, satélites, astronomia, oficinas de foguetes e de astronomia. "As palestras foram incríveis, superaram minhas expectativas. Tudo isso contribuiu para que minha paixão pela astronomia e aeronáutica aumentasse", comentou a aluna Bianca Dantas.

Arthur Vinicuis participou pela segunda vez da Jornada de Foguetes, mas acredita que representar a Rede Federal e as escolas públicas em uma competição desta dimensão é sempre uma expriência única. "Nós tivemos oportunidade de trocar conhecimento com outros alunos e professores que estão ali com o mesmo objetivo, inclusive de ajudar quem precisa de material ou tem alguma dificuldade.São momentos de muito aprendizado e resultado só a confirmação do nosso trabalho".


Comunicação, Cerimonial e Eventos

registrado em: