Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 10 > Alunos do IFPB Campus João Pessoa são premiados na Olimpíada Mandacaru de Matemática

Noticia

Alunos do IFPB Campus João Pessoa são premiados na Olimpíada Mandacaru de Matemática

Estudantes conquistaram medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa
por publicado: 03/10/2023 13h05 última modificação: 03/10/2023 13h20

Os estudantes do IFPB Campus João Pessoa se destacaram novamente no cenário acadêmico, desta vez foi na Olimpíada Mandacaru de Matemática de 2023, realizada no mês de agosto. Os alunos do Campus conquistaram medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa, demonstrando excelência em uma competição que tem como objetivo unir a cultura nordestina com a paixão pela matemática.

Dentre os premiados estão os medalhistas de ouro: Emanuel Eduardo Oliveira Dionisio, Yan Mateus Leão de Lucena, Bianca Dantas de Oliveira e Daniel dos Santos Gomes. Os medalhistas de prata foram Sami Barbosa Adissi, Yann Victor Fideles Fragoso, Daniel Willian Pereira da Silva, Pedro Luís de Oliveira Lima, Carlos Henrique Santos Costa, Walmisterclins Rodrigues do Nascimento. Já os medalhistas de bronze foram Luisa Beatriz Magalhães Guedes, Samuel Alcântara de Medeiros França, Felipe Santos de Oliveira Flôr. E também receberam menção honrosa os estudantes Luiza Nayanna Paulo da Silva e Lucas Emanuel da Silva Barbosa. 

O estudante Daniel dos Santos Gomes ganhou medalha de ouro e compartilhou sua alegria e orgulho por essa conquista: "ser premiado com medalha de ouro na Olimpíada Mandacaru de Matemática é uma grande honra e alegria para mim". 

Ele enfatiza a importância do contexto nordestino na prova. "Acho todo o conceito por trás da prova espetacular, pois aborda a temática nordestina em tudo, principalmente nas suas questões, trazendo assim muita representatividade para meu povo que é arretado quando o assunto é matemática. Sem contar que se torna muito mais divertido aprender matemática enquanto se envolve cada vez mais com sua própria cultura regional e, claro, com as mascotes da olimpíada: Calango, Tica, Zeca e Tonho.", complementou Daniel. 

Os bons resultados conquistados pelos estudantes do Campus João Pessoa na Olimpíada Mandacaru de Matemática 2023 podem ser atribuídos a uma combinação de fatores cruciais, como conta o professor Lucas Araújo. O comprometimento dos estudantes em participar ativamente do Grupo Olímpico de Matemática e se envolver nas aulas, atividades e desafios desempenhou um papel fundamental.

Além disso, o professor, pontuou como a preparação sistemática influenciou no resultado. “A preparação sistemática, com aulas semanais focadas em Matemática Olímpica e revisão de questões de provas anteriores, permitiu o desenvolvimento das habilidades e técnicas necessárias. A colaboração entre os professores Thiago Andrade, Lucas Araújo e Diêgo Ayllo proporcionou uma ampla gama de abordagens pedagógicas aos alunos.” Concluiu comentando que o acesso a recursos educacionais por meio das redes sociais, como Instagram e WhatsApp, também desempenharam um papel importante na preparação dos alunos. 

Ao conversar sobre a preparação, o professor Lucas explicou que o grupo estabeleceu um cronograma regular de aulas semanais, cobrindo os principais temas de Matemática Olímpica, permitindo que os alunos desenvolvessem suas habilidades gradualmente. Outra estratégia foi o estudo das provas anteriores que possibilitou aos estudantes analisarem como foram as questões das últimas avaliações.

Ainda segundo o professor, premiações como essas não apenas reconhecem o talento dos alunos, mas também têm um impacto positivo na motivação e no interesse dos estudantes em matemática. A dedicação e o sucesso dos alunos em competições como a Olimpíada Mandacaru de Matemática inspiram tanto os próprios estudantes quanto toda a comunidade escolar, destacando a importância do ensino de matemática de qualidade.


Comunicação, Cerimonial e Eventos com informações do professor Lucas Araújo. 

registrado em: