Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 08 > IFPB Campus João Pessoa participa da organização do 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

Docentes e estudantes também apresentaram trabalhos na Expotec 2023
por publicado: 09/08/2023 14h55 última modificação: 09/08/2023 15h02

O 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) e a Expotec 2023 estão acontecendo simultaneamente no Centro de Convenções em João Pessoa, apresentando os principais avanços no campo da ciência da computação. Pela primeira vez um Instituto Federal esteve a frente da organização do CSBC. As 42 edições anteriores foram organizadas por Universidades. O Instituto Federal da Paraíba - IFPB liderando a organização do evento pela primeira vez.

O CSBC, considerado o maior evento científico em Ciência da Computação da América Latina, atraiu mais de 1.700 participantes, e conta com palestrantes renomados de todo o mundo. Márcio Ugolino, professor do Campus João Pessoa e supervisor de logística do CSBC, expressou sua satisfação em fazer parte da organização do evento e enfatizou a importância da participação do IFPB.

"Esta é a primeira vez que um, Instituto Federal assume a responsabilidade de organizar o CSBC. A elite da pesquisa computacional do país se reuniu aqui em João Pessoa, recebida pelos esforços do IFPB. E o Campus João Pessoa prestou apoio crucial, incluindo transporte, assistência financeira a voluntários e disponibilizando pessoal para trabalhar no evento. É um empreendimento desafiador, mas gratificante", comentou Ugolino.Os monitores Nívia Santos (estudante de Redes de Computadores), Sofia Leal e Lucas Emiliano (estudantes de Sistemas para Internet)

A importância do evento para os estudantes foi ressaltada por Ugolino, que explicou que, apesar de seus compromissos de trabalho, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a palestras, conhecer pesquisadores e professores proeminentes e expandir seus horizontes. Cerca de 60 estudantes do Campus João Pessoa estão envolvidos diretamente na organização e do CSBC.

Sofia Leal, aluna do curso de Sistemas para a Internet do IFPB Campus João Pessoa, destacou os benefícios educacionais do evento. "Para nós, estudantes, especialmente da área de Tecnologia, participar de eventos como esses é gratificante. A gente fica por dentro do que realmente aparece na nossa área, além de conhecer pessoas de vários lugares diferentes."

Já Renata Viegas, organizadora do Women in Information Technology (WIT), evento que parte da programação do CSBC, enfatizou a importância de criar um ambiente inclusivo. Segundo a docente da UFPB, o WIT visa atrair mais mulheres para o campo da tecnologia. É um evento que vem crescendo ao longo de seus dezessete anos de existência ao incentivar discussões e iniciativas que promovem a diversidade de gênero no setor de tecnologia.

IMG_8633.JPGExpotec 2023, outro evento da área de tecnologia, também teve a participação do IFPB Campus João Pessoa na programação e apresentação de trabalhos. O professor Michel Dias ministrou a palestra intitulada "5G e Indústria 4.0: Um Mundo de Oportunidades para a Transformação Digital", discutindo o potencial da tecnologia 5G no contexto da quarta revolução industrial.

"Discutimos as possibilidades que o 5G traz para a quarta revolução industrial, apresentando casos de aplicação em áreas como realidade aumentada e virtual, computação em nuvem e robótica. Nosso objetivo foi desmistificar a tecnologia 5G e fornecer exemplos práticos que estamos desenvolvendo no Polo de Inovação do IFPB”, esclareceu Dias.

Projetos desenvolvidos por professores e alunos IFPB Campus João Pessoa foram apresentados na área de exposição da Expotec. Um deles foi o projeto "Smart Play", liderado pelo professor Ruan Gomes, que chamou a atenção dos participantes do evento. O projeto desenvolve mesas de jogos, como Totó e Sinuca, conectadas à internet e monitorada remotamente.IMG_8591.JPG

“Desenvolvemos um sistema de instrumentação para monitoramento e controle de mesas de jogos diversos. Para a Expotec a gente trouxe uma mesa de Totó para fazer demonstração. Quando aparece qualquer defeito, a empresa pode rapidamente atuar para corrigir aquele problema e o equipamento continuar operando. Além disso, todo o uso digital”, frisou o docente.

A participação do IFPB Campus João Pessoa nos eventos CSBC e Expotec reflete o compromisso da instituição em promover a educação e a cultura da inovação.

Comunicação, Cerimonial e Eventos