Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 08 > Campus João Pessoa Participa do II Seminário Paraibano de Altas Habilidades/Superdotação

O evento ocorreu no dia 10 de agosto na FUNAD
por publicado: 14/08/2023 15h25 última modificação: 14/08/2023 15h25

Na última quinta-feira (10/08), no auditório da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), aconteceu o “II Seminário Paraibano de Altas Habilidades/Superdotação”, em alusão ao Dia Internacional da Superdotação, que contou com a participação do IFPB, por meio do Grupo Integrado de Extensão e Pesquisa sobre Altas Habilidades e Superdotação (GIEPAHS/IFPB). O Seminário foi realizado pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), FUNAD e do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS/PB).

O seminário abordou aspectos conceituais sobre a temática Altas Habilidades e apresentou relatos de4444.jpg experiências exitosas e reflexões sobre os desafios e potencialidades do processo de identificação. Ao final do evento, foi realizado o lançamento do livro “Respeitem meus cabelos, brancos”: coletânea de memórias literárias e artigos de opinião. O livro foi escrito pelos próprios estudantes acompanhados pelo NAAHS/PB, em parceria com o GIEPAHS/IFPB e é fruto de um projeto de extensão do IFPB Campus João Pessoa.

O evento contou, ainda, com a palestra “Intervenções da Psicologia Positiva no contexto das Altas Habilidades/Superdotação: caminhos para a promoção do bem-estar emocional” ministrada pela professora Anna Libia Araújo Chaves, representante Núcleo de Educação Positiva (NEP/IFPB).3333.jpg

A professora Mônica Pereira, coordenadora do GIEPAHS/IFPB, expressa a relevância desse evento como um espaço de diálogo entre o IFPB, a FUNAD e o NAAHS, promovendo ações de pesquisa e extensão. "Possibilitar este espaço de discussão sobre as Altas Habilidades/Superdotação é ampliar o olhar para uma temática tão pouco difundida no contexto escolar e na sociedade e, com isso, promover a visibilidade desses estudantes”, destaca a professora.

O professor Anderson Simões, chefe do Departamento de Ensino Superior (DES), também comentou sobre a importância do seminário na capacitação dos envolvidos.  “O evento foi de extrema importância, pois fortaleceu a parceria entre a FUNAD e o IFPB campus João Pessoa para a capacitação de profissionais da educação e de familiares dos jovens com Altas Habilidades e Superdotação.”

Comunicação, Cerimonial e Eventos com informações da professora Mônica Pereira.