Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 08 > Alunas do curso de Sistemas para Internet conquistam primeiro lugar na Socialthon

Destaque

A competição aconteceu durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação
por publicado: 22/08/2023 12h29 última modificação: 28/08/2023 10h54

A equipe Techladies formada pelas estudantes do curso de Sistemas para Internet Olivia da Costa, Juliana Ferreira, Nicoly Almeida e Maria Eduarda Vitorino, venceu a Socialthon, hackathon organizada e financiada pela empresa Minsait e pelo Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2023). O tema da competição foi “O Metaverso para Inclusão Social da Tecnologia”.

A Socialthon foi voltada para participantes do sexo feminino inscritas no 43º CSBC com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras na área de Realidade Virtual. O time vencedor faz parte do laboratório LARA do IFPB Campus João Pessoa e concorreu com equipes da UFPB, UFAL, IFAL, Unipê e Universidade Estadual de Santa Catarina.

O desafio proposto pelos organizadores foi o desenvolvimento de uma solução utilizando Realidade Virtual e Mista, que deveria ser executada em um ambiente do Metaverso para o ensino de princípios da Ciência da Computação e Programação para estudantes do ensino fundamental (6-14 anos). Para isso, as competidoras deveriam incorporar óculos de realidade virtual, para proporcionar uma experiência educacional imersiva em um ambiente virtual.

Além de ser uma competição desafiadora pelo próprio tema propostos, as competidoras tiveram apenas três dias para entregar uma ideia inovadora e que trouxesse um impacto social relevante. Por isso, as estudantes afirmaram que foi muito gratificante trazer essa conquista para o IFPB, que também trouxe a sensação de que todo o esforço e dedicação antes e durante a competição valeu a pena.selfie technoladies.jpg

As estudantes contaram que durante os três dias de competição elas desenvolveram um mundo lúdico e imersivo, cujo foco era simplificar conceitos da computação para despertar a curiosidade das crianças e introduzir, de forma indireta, assuntos mais complexos. “Um dos ambientes virtuais era o Labirinto Lógico, completamente adaptável para a idade e região dos alunos, no qual eles iriam encontrar desafios durante todo o caminho, tudo isso usando lógica dentro do que se configura um metaverso, com a utilização dos Oculus Quest”, explicou Olivia.

Dentre os principais aprendizados que a hackthon proporcionou, as Techladies destacaram a gestão de tempo, como colocar os conhecimentos em prática, o uso das plataformas utilizadas na competição, o real conceito de metaverso e como usá-lo em prol do ensino. “O IFPB e o Laboratório de Realidade Aumentada e Virtual (LARA) foram essenciais nesta conquista. Nossa formação nos entrega a capacidade de participar de competições de nível nacional e a instituição nos dá acesso a muitas oportunidades, como projetos que temos dentro do LARA. No laboratório não só aprendemos sobre novas tecnologias como também as colocamos em prática e isso com certeza nos prepara para o futuro”, destacou Olivia.

O time do Instituto Federal da Paraíba foi premiado com um cheque de R$ 8.000,00 e 90 Nano Courses nas áreas de tecnologia, disponibilizados pela FIAP. Em segundo lugar ficou o time da Universidade Estadual de Santa Catarina e em terceiro o time da Universidade Federal de Alagoas.

Comunicação, Cerimonial e Eventos