Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 07 > Pesquisadores desenvolvem ferramenta capaz de monitorar e divulgar ilícitos ambientais em terras indígenas

O projeto IndiMap é fruto Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação
por publicado: 11/07/2023 14h52 última modificação: 05/09/2023 14h21

No primeiro semestre de 2023, um grupo de pesquisadores do Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação do IFPB Campus João Pessoa desenvolveu o projeto IndiMap, ferramenta que tem o propósito de divulgar e combater ilícitos ambientais em terras indígenas. Utilizando dados geoespaciais para monitorar e divulgar em tempo real focos de queimadas e desmatamentos em terras indígenas brasileiras, o projeto pode ter grande impacto social, tecnológico e científico.

O trabalho foi desenvolvido durante a ministração de duas disciplinas do mestrado: Engenharia de Software e Banco de Dados. “O projeto tem alcance e interesse mundial, pois trata de uma temática muito sensível, que são os ilícitos em terras indígenas do Brasil”, frisa o professor Francisco Petrônio Alencar, integrante da equipe de pesquisadores do projeto.

A proposta do IndiMap é divulgar em tempo real possíveis ilícitos ambientais que estejam ocorrendo em terras indígenas brasileiras, como queimadas e desmatamentos ilegais. O projeto integra diversas fontes de dados abertas para gerar uma plataforma web e divulga as informações nas principais redes sociais.

Como a ferramenta gera e publica imagens e vídeos de mapas que mostram os locais das ocorrências, em muitos casos, é possível visualizar o antes e depois das áreas afetadas, mostrando a degradação ambiental.

O projeto foi desenvolvido pelos estudantes do Mestrado de TI: José Mário Fraga Miranda, Yuri Feitosa Negocio, Samara da Silva Brito, Juan Cássio Oliveira Marques, Rayllon Soares Pessoa e Rodrigo José Silva de Almeida; o estudante do curso superior de Sistemas para Internet, Wellington Pessôa de Lima Filho; e os professores Francisco Petronio Alencar de Medeiros e Juliana Dantas Ribeiro Viana de Medeiros.

Projeto IndiMap 1.jpgProteger as florestas e as terras indígenas brasileiras, combatendo o problema das queimadas e desmatamentos ilegais, foi a principal motivação para criar o projeto IndiMap. “A degradação ambiental causada por essas atividades impacta negativamente a biodiversidade, o solo, o clima e a saúde humana. Através do monitoramento e da divulgação em tempo real desses eventos, o projeto busca conscientizar e promover ações efetivas de proteção ambiental em terras indígenas”, explica o mestrando José Mário Fraga Miranda.

A utilização da ferramenta também visa facilitar o acesso aos dados e informações sobre queimadas e desmatamentos e, assim, auxiliar pesquisas futuras e o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes. “A preservação das florestas, a sustentabilidade socioambiental e a proteção dos direitos indígenas são pilares fundamentais da motivação que levou a esse trabalho”, reforça José Mário.

Por meio do processamento e análise de dados geoespaciais, o Indimap gera notificações precisas que são publicadas nas redes sociais como Twitter, Instagram e TikTok, além da plataforma web própria. Como a ferramenta foi projetada para levar a informação da forma mais simples e clara possível, mesmo pessoas com pouco ou nenhum conhecimento em geotecnologias pode visualizar e entender o que está ocorrendo nas terras indígenas do Brasil.

“O Indimap, facilita e democratiza o acesso à informação. Se por um lado os complexos algoritmos fazem a integração de várias fontes de dados, por outro, estes mesmos dados são apresentados de forma simplificada e amigável”, comenta José Mário. Ao monitorar e compartilhar informações 24 horas por dia, 7 dias por semana, as notificações sobre ocorrências são divulgadas em tempo real.Incêndio Parque do Araguaia.jpg

No dia 09 de julho, a plataforma disparou um alerta de um incêndio de grandes proporções na terra indígena do Parque do Araguaia. “Com um único alerta foram detectados 293 focos de incêndio, isso é uma tragédia e precisa ser noticiada. Foram centenas de hectares de cerrado consumidos pelo fogo em poucas horas”, revela José Mário. A informação está disponível no endereço da plataforma: https://indimap.org/n/17760.

Ao promover o acesso a essas informações, o projeto IndiMap pode levar à preservação ambiental e à conscientização social. “Nós queremos mostrar às pessoas, especialmente para os jovens, o que está acontecendo diariamente em cada uma das terras indígenas do Brasil. Por isso, um dos focos do sistema é a integração com as redes sociais”, ressalta José Mário.

Para saber mais sobre o IndiMap e acompanhar as últimas informações sobre os ilícitos ambientais em terras indígenas brasileiras, basta visitar o site oficial do projeto: www.indimap.org.

Comunicação, Cerimonial e Eventos