Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 07 > IFPB se destaca no ImagineLand com projetos inovadores e troca de experiências regionais

Maior evento de cultura pop da Paraíba coloca IFPB em destaque no cenário regional
por publicado: 31/07/2023 15h14 última modificação: 31/07/2023 15h17

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus João Pessoa foi destaque no evento Imagineland, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de julho, no Centro de Convenções de João Pessoa. Como parceiro do evento, o IFPB apresentou projetos inovadores e tecnológicos, mostrando sua versatilidade e pioneirismo em educação e pesquisa.

Mais de 200 estudantes do IFPB participaram ativamente como monitores e expositores durante a celebração. Essa oportunidade permitiu que compartilhassem experiências com participantes de diferentes regiões, destacando o potencial da instituição e seu papel ativo na sociedade. Para o diretor geral do IFPB Campus João Pessoa, Ricardo José Ferreira, o evento foi uma vitrine para mostrar o potencial dos projetos desenvolvidos na instituição.

"Estamos rompendo barreiras ao participar de um evento de tamanha magnitude. Não se trata apenas de mostrar a qualidade da educação dentro de nossas instalações, mas de demonstrar que o IFPB está inserido em diversos cenários da sociedade, nacional e internacionalmente. Estamos muito felizes e satisfeitos com o trabalho dos nossos estudantes aqui no evento, e essa oportunidade é apenas o começo. Queremos mais para eles", destacou Ricardo.

IMG_2079.JPGPara a coordenadora de Inovação do IFPB Campus João Pessoa, Andreia Cavalcanti, a participação no Imagineland é uma chance de desconstruir estereótipos sobre a instituição. "Muitas pessoas ainda associam o IFPB apenas a uma escola técnica, sem saber que oferecemos cursos superiores em tecnologia. Participar de um evento como esse é uma excelente oportunidade de demonstrar à sociedade nossa ampla atuação e visibilidade no campo da tecnologia", ressaltou Andreia.

Alysson Regis, chefe do Departamento de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos (DIPPED) do IFPB, enfatizou a importância de apresentar projetos inovadores no Imagineland. Ele ressaltou que os projetos não se limitam à inovação, mas também incluem experiências práticas de pesquisa e extensão.

"É uma oportunidade única para nossos estudantes mostrarem seus projetos, desde a área da robótica até a realidade virtual. Essas experiências proporcionam autonomia e enriquecem a formação dos alunos do IFPB, que estão preparados para assumir novos desafios no mundo real", explicou Alysson. Entre os projetos que chamaram a atenção, destacam-se o Grupo de Robótica e o Laboratório de Realidade Aumentada e Virtual (Lara).

IMG_2011.JPG

Além de participar ativamente no evento, o IFPB engajou-se plenamente na Hackathon, uma competição que reúne mentes brilhantes de distintas áreas para solucionar problemas reais relacionados à programação, inovação e sustentabilidade. O IFPB enviou uma equipe formada por 25 alunos para participar da Hackathon, além de dois mentores que forneceram suporte técnico ao grupo. O docente coordenador do mestrado profissional PROFEPT, Alisson Macário, relatou a experiência dos alunos na competição.

"É gratificante ver nossos alunos engajados em competições como a Hackathon. Eles têm a oportunidade de trabalhar com mentores experientes, de diversas áreas, e resolvem problemas reais, alinhados com inovação e sustentabilidade. Essa experiência é enriquecedora e mostra o quanto o IFPB valoriza o aprendizado prático", ressaltou Alisson.

Outro destaque do IFPB no evento foi o Laboratório de Realidade Aumentada e Virtual (LARA), coordenado pelo docente Alexandre D’Andrea. O LARA apresentou projetos relacionados à realidade aumentada e virtual, incluindo oficinas para estudantes da rede pública e o desenvolvimento de mundos virtuais voltados ao ambiente do próprio Instituto.

"O IFPB não se limita apenas a ensinar tecnologias, mas também busca trazer a cultura maker e habilidades práticas aos estudantes. Através do LARA, nossos alunos têm a oportunidade de interagir com ambientes virtuais e desenvolver novas habilidades de apresentação, preparando-se para enfrentar desafios no mundo real", destacou Alexandre.

No estande do IFPB, os visitantes se surpreenderam com o FabLab, um espaço de inovação que ensina aos alunos a essência da tecnologia, incluindo impressão 3D e microcontroladores. Maurício Zorro , coordenador do FabLab, destacou a importância desse espaço. "O FabLab é fundamental para ensinar aos alunos a cultura maker e práticas inovadoras, como a impressão 3D e microcontroladores."

Comunicação, Cerimonial e Eventos