Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 05 > Sarau Literário homenageia o poeta Bebé de Natércio

Sarau Literário homenageia o poeta Bebé de Natércio

O evento tem o objetivo de divulgar o Clube do Livro Paideia, do Campus João Pessoa, e será realizado nesta quinta-feira (25)
por publicado: 22/05/2023 14h57 última modificação: 20/07/2023 11h32

O Sarau literário: cultivando leitores do século XXI, em homenagem ao poeta e multiartista Bebé de Natércio, será realizado no Auditório José Marques do Campus João Pessoa do IFPB, nesta quinta-feira (25), das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00. O evento é parte do estudo desenvolvido pela mestranda do ProfEPT e bolsista do Programa de Incentivo à qualificação do servidor (PIQIFPB), Iris Lucena Pimentel Souto Maior, e, é destinado aos alunos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus João Pessoa.

As inscrições podem ser feitas neste link.

O poeta homenageado, Bebé de Natércio, é professor aposentado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), tendo atuado inicialmente no Campus Cajazeiras e, posteriormente, no Campus João Pessoa, onde contribuiu para a implantação do Curso Técnico em Música, do qual foi docente e coordenador. A obra de Bebé de Natércio apresenta predominância da cultura nordestina, mas há também um acervo de composições samba, interpretados por diversos artistas paraibanos.

O Sarau Literário, tem como objetivo, promover o Clube do Livro Paideia, liderado pelo professor Emmanoel Rufino, que atende a alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM), do IFPB (campus João Pessoa), desde agosto de 2020. A dinâmica de funcionamento do referido clube literário assim se perfaz: o professor coordenador define uma lista de obras literárias (de gêneros e épocas diversas) para um semestre ou mais, e monta um calendário, para que o livro seja lido coletivamente.

De acordo com o professor Emmanoel Rufino, o fato de ser uma experiência conjunta costuma suscitar cooperações e fazer com que aqueles que não têm o hábito da leitura se motivem a avançar. Assim, a criação do Sarau Literário, além de promover o incentivo à leitura, poderá potencializar o ingresso de novos alunos no clube do livro.