Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 05 > Multicampanha de Saúde e Segurança tem treinamento em combate a princípios de incêndio

Noticia

Multicampanha de Saúde e Segurança tem treinamento em combate a princípios de incêndio

A atividade foi ministrada pelo Corpo de Bombeiros Militar, nos turnos da manhã e tarde do dia 30 de maio
por publicado: 30/05/2023 13h58 última modificação: 30/05/2023 14h15

A primeira atividade da Multicampanha de Saúde e Segurança, organizada pelas coordenações de Promoção Social e Qualidade de Vida – CPSQV e de Promoção, Prevenção e Atenção à Saúde - CPPAS e Departamento de Apoio à Administração, foi o treinamento em combate a princípios de incêndio. A atividade foi dirigida pelos tenentes Pedro Vicente da Silva e Jailton Matias dos Santos do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, nos turnos da manhã e tarde dessa terça-feira (30).

Durante o treinamento os tenentes apresentaram a classificação geral de incêndio, que se divide em cinco classes de incêndio. Segundo os bombeiros, para se combater um princípio de incêndio o primeiro passo é saber qual o material que está pegando fogo, se é sólido, líquido ou gasoso. A partir dessa identificação, é que se pode agir da maneira mais adequada.

Dos cinco tipos de classe de incêndio, três são mais comuns: Classe A; Classe B; e Classe C. Os incêndios denominados de Classe A são os que envolvem combustíveis sólidos como papel, madeira, tecidos, plástico e borracha. Para esse tipo, o método de extinção mais eficiente é o resfriamento, tendo como agente extintor mais utilizado, a água.

Já os incêndios Classe B são os de combustíveis líquidos e gases inflamáveis, que tem como método de extinção mais eficiente, o abafamento. Os denominados de Classe C são os incêndios em equipamentos conectados a energia elétrica. Enquanto estiverem energizados o método de extinção mais adequado é o abafamento. Caso ocorra a interrupção da energia elétrica, o incêndio passará a ser classificado como sendo de Classe A e poderá ser combatido por resfriamento utilizando-se água.

Os tenentes também apresentaram os tipos de extintores de incêndio, equipamentos destinados ao combate e extinção de princípio de incêndios. Os três tipos mais comuns são o de Água, para incêndios classe A; Pó Químico para incêndios classe B e C; e Dióxido de Carbono (CO2), para incêndios classe B e C.

Após verificar o que está queimando e a extensão do fogo, é importante alertar os responsáveis pela administração do prédio ou local em que está ocorrendo com incêndio e telefonar para 193 para acionar os bombeiros. “Se não souber combater o fogo ou não puder dominá-lo, saia do local, fechando as portas e janelas, mas sem trancá-las, desligue a eletricidade e alerte os demais ocupantes do andar”, explicou o tenente Pedro Vicente da Silva.

Ao final do treinamento, os participantes aprenderam a manusear extintores de incêndio com Água, Pó Químico e Dióxido de Carbono (CO2).

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos

registrado em: