Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 05 > Estudantes do Campus João Pessoa se destacam na OMIF

Estudantes do Campus João Pessoa se destacam na OMIF

Yann Victor Fragoso e Daniel Wiliam da Silva conquistaram, respectivamente, medalha de bronze e menção honrosa
por publicado: 24/05/2023 14h03 última modificação: 24/05/2023 14h03

Dois estudantes do Campus João Pessoa do IFPB se destacaram na Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF), realizada entre os dias 19 e 21 de maio, no Campus Fortaleza do IFCE. Yann Victor Fideles Fragoso conquistou a medalha de bronze e Daniel Wiliam Pereira da Silva recebeu menção honrosa.

A competição teve mais de 7.500 estudantes inscritos, dos quais 383 foram classificados para a segunda fase. Nessa etapa, 10 foram premiados com a medalha de ouro; 20 com a prata; 30 com bronze; e 40 com menção honrosa. A programação da OMIF contou com palestras, minicursos e atividades culturais, além das premiações.

Participar de competições de matemática não apenas desafia os estudantes, mas também os prepara para exames importantes, como o ENEM. Para o estudante de Eletrotécnica, Yann Victor Fideles Fragoso, a participação em competições de matemática contribui para o aprendizado da disciplina, principalmente por trabalhar questões de mesmo nível ou superior as de vestibulares.OMIF.jpg

“Além disso, há outras vantagens. As olímpiadas proporcionam a oportunidade de viajar pelo Brasil, ou em alguns casos, até para o exterior. Nessas viagens o aluno pode conhecer outras pessoas e formar amizades que incentivam a continuar estudando matemática. E as premiações obtidas nesses eventos são excelentes para o currículo acadêmico do estudante”, comenta Yann Victor.

No Campus João Pessoa, professores Thiago Andrade, Diego Ayllo e Lucas Araújo desenvolvem o Projeto de Ensino GOMat, que tem a finalidade de preparar os alunos com interesse na área de Matemática a participar de competições. Yann Victor, que participa do projeto desde 2021, disse que vem se preparando para competições desde o primeiro que entrou no IFPB, quando conheceu o projeto. “Desde essa época tenho me aprofundado mais com resolução de questões”, contou o estudante.

Para o professor Thiago Andrade a conquista dos alunos do Campus João Pessoa é um resultado muito positivo, principalmente pela a alta competitividade entre os participantes de Institutos Federais de todo o Brasil. Segundo o docente a participação na competição proporcionou aos alunos troca de ideias e experiências, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades sociais e ampliação do conhecimento matemático.

OMIF 1.jpg“A OMIF não se resume a aplicação de uma prova, é uma competição que proporciona ganhos significativos no âmbito acadêmico e cultural. Durante o evento, os alunos participaram de palestras enriquecedoras, oficinas estimulantes e minicursos especializados, ampliando seus conhecimentos e horizontes lógico-matemáticos”, destacou o professor Thiago Andrade.

O docente enfatiza que as olimpíadas de Matemática são uma boa oportunidade “para os alunos do ensino médio expandirem seus horizontes acadêmicos, desenvolverem habilidades matemáticas avançadas e adquirirem competências que beneficiarão seu futuro acadêmico e profissional”. O professor Thiago espera que essa conquista sirva de inspiração para que outros estudantes se interessam por matemática e busquem oportunidades para expandir seus conhecimentos e habilidades.

Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fotos da organização do evento e do arquivo pessoal do professor Thiago Andrade