Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 05 > Campus João Pessoa formou mais 161 profissionais de cursos superiores

Campus João Pessoa formou mais 161 profissionais de cursos superiores

As solenidades de colação de grau 2022.2 aconteceram nos dias 04 e 11 de maio
por publicado: 15/05/2023 14h59 última modificação: 15/05/2023 14h59

Nos dias 04 e 11 de maio, 161 concluintes dos cursos superiores do IFPB Campus João Pessoa participaram das solenidades de colação de grau, realizadas no auditório da Reitoria da UFPB. As cerimônias marcaram o encerramento de mais um ciclo acadêmicos dos novos profissionais recém-formados.

Falando em nome dos concluintes dos cursos de bacharelado e licenciatura, o recém licenciado em Química, Alex da Silva Santos, expressou sua gratidão a todos os presentes na solenidade. “Esse é um momento de agradecer, de forma especial ao IFPB que se mostrou para todos nós uma instituição que cuida, zela e mostra empatia por seus alunos. Instituição que proporciona um verdadeiro encontro de classes sociais, que promove intervenções na sociedade através da pesquisa e extensão”, ressaltou.

Alex refletiu ainda sobre a importância da educação ofertada pelo instituto, por meio do trabalho de professores comprometidos com a aprendizagem, servidores dedicados e colegas que se tornaram amigos para vida. “Espero que o IFPB tenha mudado a vida de vocês como mudou a minha, jovem quilombola de Gurugi, na cidade do Conde, que deixou de ser mais um nas estatísticas policiais para se tornar o primeiro da família a se formar em um curso superior”, disse emocionado.

“Espero que o IFPB continue transformando vidas e que possamos entregar para sociedade todo o carinho e respeito que nos foi oferecido, que sejamos profissionais éticos, empáticos e solidários”, finalizou o licenciado em Química.

Em seu discurso o tecnólogo em Design de Interiores, Jefferson Batista Carneiro, agradeceu familiares, amigos, professores, gestores e colaboradores do IFPB e afirmou ser um privilégio falar em nome de todos os tecnólogos. “Também é privilégio para todos nós, formandos, fazer parte do seleto grupo de 21% da população brasileira que possui ensino superior completo”, frisou.

“Todas as aulas e disciplinas estudadas tiveram fundamental importância na construção dos profissionais e seres humanos que nos tornamos ao longo dessa jornada. É de extrema importância elevar o nome da nossa instituição, o Instituto Federal da Paraíba, o qual tenho muito orgulho de levar seu nome em meu currículo profissional”, completou Jefferson.

Para o diretor geral do Campus João Pessoa, professor Ricardo José Ferreira, as solenidades de colação de grau embora rotineiras para instituição são momentos singulares e despertam sentimentos únicos a cada realização. “Frente aos obstáculos diários que enfrentamos, momentos como esse apagam qualquer desânimo e nos fazem seguir a diante”, afirmou.

O gestor lembrou que os ex-alunos passaram junto com professores e técnicos administrativos por momentos de incerteza e mudança no processo de ensino-aprendizagem impostos pela pandemia. Por mais esse desafio, os novos profissionais deveriam reconhecer ainda mais o valor da conquista do diploma. “Guardem essa memória do quão importante é essa etapa conquistada. Nós nos orgulhamos de fornecer uma formação profissional e técnica, mas também humana e cidadã, além de fazer parte da família de vocês. O IFPB está de portas abertas para vocês”, concluiu o professor Ricardo.

A reitora do IFPB, professora Mary Roberta Meira Marinho, também falou da importância da conquista dos recém-formados, dizendo que a colação de grau é o ápice da conclusão da jornada acadêmica. A gestora também agradeceu aos pais, familiares, amigos que vieram participaram das solenidades.

“Hoje todos os concluintes e gestores que compõem a mesa de honra estão com vestimentas iguais, significando que somos todos iguais. A partir de agora, além do compromisso com o trabalho, que vocês tenham compromisso com as pessoas, com a sociedade, com a ética, além da responsabilidade com o meio ambiente”, enfatizou a reitora.

A docente aproveitou a oportunidade para aconselhar os novos profissionais a usarem o conhecimento adquirido para inovar, sempre com foco nas pessoas, não só nos processos e técnicas. “Confiem em vocês mesmos e trabalhem com amor. Não pensem que a formação de vocês acabou nesse momento de conclusão do curso superior, continuem estudando e se capacitando. E vocês podem retornar para nossa casa para continuar na busca pelo conhecimento”, finalizou a reitora.

Comunicação, Cerimonial e Eventos