Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 04 > Ex-aluna do IFPB Campus João Pessoa foi aprovada em duas universidades americanas

Noely Irineu Silva concluiu o curso de Eletrônica e pretende cursar Relações Internacionais
por publicado: 03/04/2023 13h39 última modificação: 03/04/2023 13h43

A cada início de ano novos ciclos são iniciados. Para muitos é o começo de uma nova etapa acadêmica com a notícia da aprovação em um curso superior. No caso de Noely Irineu Silva, a aprovação foi uma conquista dupla, a aprovação em duas universidade fora do país. A ex-aluna de Eletrônica vai escolher entre Haverford College e Wellesley College, duas universidades americanas.

“Diante da qualidade das duas universidades, ainda estou tentando decidir”, contou a estudante que pretende cursar Relações Internacionais, com um foco em questões raciais. O interesse por programas internacionais começou no Ensino Médio quando ela passou a procurar conhemer mais sobre a educação e oportunidades de estudar em outro país.

“O IFPB me colocou em contato com várias atividades. Foi no instituto que eu conheci e participei de programas como Jovens Embaixadores, Olimpíada Nacional de História do Brasil e trabalhos voluntários como o Atua Juventude, projeto para incentivar o voluntariado juvenil e promoção da justiça social na escola”, contou a estudante.

Para Noely, o incentivo de professores e servidores do IFPB também fizeram toda a diferença para que ela iniciasse o processo para fazer a graduação nos Estados Unidos. Os servidores redigiram cartas de recomendações e forneceram as informações necessárias sobre a escola. “Minhas conquistas, dentro e fora do país, só foram possíveis diante de uma instituição pública federal como o IFPB que proporciona diversas oportunidades ainda no ensino médio”, destaca.

Sobre suas expectativas para essa nova fase, Noely acredita que será uma grande mudança sair do Brasil para passar quatro anos nos EUA longe da família, mas que a experiência de conhecer novas culturas, ter oportunidades acadêmicas e profissionais serão muito importantes para sua vida pessoal e profissional. “Vou buscar ampliar meu conhecimento de forma que eu possa adquirir habilidades que farão diferença no meu desenvolvimento como internacionalista e que eu possa contribuir positivamente na minha comunidade’, frisou.

Segundo a futura graduanda, além da formação e oportunidades iniciadas no IFPB, o processo para conquista da vaga em duas universidades americanas foi possível a partir do momento em que ela foi aceita no programa Oportunidades Acadêmicas, que é promovido pelo Departamento de Estado dos EUA. O programa auxilia estudantes academicamente qualificados, mas sem condições financeiras de arcar com o processo de candidatura.

Com a participação no programa, os custos das provas de proficiência de inglês e viagens para a realização dessas provas foram pagos. “Além disso, tive o suporte de orientadoras especializadas em candidaturas nos EUA, apoio com traduções, na escrita das redações e em todo o processo para eu conseguir enviar uma boa candidatura para as universidades e conseguir a bolsa de 100%”, explicou Noely.

Comunicação, Cerimonial e Eventos