Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 03 > Programa Qualifica Mais Progredir abre inscrições para nova turma

Programa Qualifica Mais Progredir abre inscrições para nova turma

São oferecidas 70 vagas para o curso de Microempreendedor Individual
por publicado: 31/03/2023 11h31 última modificação: 05/04/2023 14h39

O Programa Qualifica Mais Progredir do Governo Federal abriu novas vagas para curso de Microempreendedor Individual (MEI). A capacitação acontece por meio de parceria entre a prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), e o Instituto Federal da Paraíba, e tem como público-alvo os beneficiários do Programa Auxílio Brasil e do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). São ofertadas 70 vagas, em duas turmas, no turno da noite.

As inscrições são realizadas na sede do Acessuas Trabalho, localizado na rua Professor Sizenando Costa, 57, no bairro do Roger, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de cada bairro. Os interessados também podem se inscrever de forma virtual, por meio do formulário eletrônico: https://forms.gle/J5NqjBDrHo3owTei9.

Podem participar, pessoas com 18 anos ou mais, residente no município de João Pessoa, que tenham concluído o ensino fundamental e não possuam matrículas simultâneas em cursos ofertados por intermédio do Bolsa-Formação. Para se inscrever é preciso apresentar a seguinte documentação:

• Certidão de Casamento ou Nascimento;
  • Documento de Identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de Nível de Escolaridade Ensino Fundamental (Declaração, Histórico ou Certificado), constando nome da escola/instituição e ano de conclusão;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de Dados Bancários (Banco, Agência, Conta e Tipo da Conta);
  • Comprovante contendo o número de Identificação Social (NIS/PIS);
  • Certificado de Alistamento Militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação (para candidatos do sexo masculino);
  • Comprovante de Quitação Eleitoral.

O curso é gratuito, possui carga horária de 160 horas e tem o objetivo de incentivar a formalização de profissionais e promover o registro dos participantes como Microempreendedores Individuais. Os estudantes terão direito à assistência estudantil, valor pago por hora/aula assistida, recebido por meio da Bolsa-Formação, regida pela Lei nº 12.513/2011.

As aulas começam no dia 02 de maio de forma presencial no IFPB Campus João Pessoa, localizado na avenida 1º de maio, nº 720, Jaguaribe. A previsão de encerramento das aulas é dia 11 de julho de 2023. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3214-3112 ou e-mail acessuasjp@outlook.com e programa.qualifica.jp@ifpb.edu.br.

Comunicação, Cerimonial e Eventos com informações da Coordenação do Programa Qualifica Mais Progredir do IFPB Campus João Pessoa