Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2021 > 08 > Vidas transformadas pela educação

Vidas transformadas pela educação

Na semana do Estudante, conheça trajetórias de alunos e egressos do IFPB. A história de hoje é de Thamara Sabrine
por publicado: 11/08/2021 11h12 última modificação: 12/08/2021 11h03

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem”. É com uma das frases mais conhecidas do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, que iniciamos as matérias especiais da Semana do Estudante. Hoje, vamos conhecer um pouco da história de Thamara Sabrine da Conceição, egressa do curso Técnico em Contabilidade.

Thamara teve uma infância difícil, com conflitos familiares e recursos escassos. Quando ingressou no IFPB, aos 13 anos, ela necessitou do apoio psicossocial do Departamento de Assistência Estudantil (DAEST) para conseguir manter os estudos. “Lembro que eu tinha que ir e voltar andando para o IFPB. Não é muito longe, eu moro no Rangel, mas era perigoso. Às vezes, eu faltava as últimas aulas, porque não queria sair tarde e ter que fazer o caminho à noite”.

Apesar do apoio, em alguns momentos, ela precisou interromper o curso Técnico Integrado em Contabilidade para cuidar dos seus dois irmãos mais novos. “Apesar de sempre sonhar estudar direito, eu tinha muita urgência de cuidar dos meus irmãos, então, muitas vezes, pensei em desistir dos estudos e até desisti”. No entanto, graças a sua perseverança e à compreensão de professores e da equipe da DAEST, Thamara conseguiu retomar os estudos e não desistiu mais.

A próxima meta rumo à realização do seu sonho de fazer a graduação em Direito seria ter uma boa nota no Enem e ingressar na universidade. A aprovação na Universidade Federal da Paraíba, em 2019, foi o resultado de muitos estudos conciliados com o trabalho. “Eu estudava no IFPB pela manhã e à tarde, trabalhava na feira vendendo verduras. Me preparei para o Enem estudando na banca mesmo, resolvendo questões de matemática e fazendo redação”.

Hoje, o 4º período da graduação, Thamara agradece aos profissionais do IFPB pelo acolhimento e por ajudá-la a não desistir dos sonhos. Para a estudante, a superação das dificuldades só foi possível graças a estrutura e todo o suporte que a instituição oferta os alunos. “Eu sou grata ao IFPB por ser o que é. Era no IFPB que me sentia acolhida e esse sentimento eu não conseguiria ter em nenhum outro lugar”.

Ao olhar para sua trajetória, a estudante lamenta por não ter aproveitado todas oportunidades que o IFPB oferece, como desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, mas reconhece que toda trajetória faz parte de quem ela é agora. Para outros alunos que talvez estejam atravessando momentos difíceis como ela passou, Thamara deixa uma mensagem de esperança. “É viver um dia de cada vez, perseverar. Não se preocupar tanto com o passado ou com o futuro e focar no agora, pois uma hora tudo vai dar certo”.

Comunicação, Cerimonial e Eventos